Bh Skara

1043 palavras 5 páginas
Biografia de Bháskara
Bháskara Akaria, também conhecido como Bhaskaracharya foi o matemático mais importante do século XII, também era astrólogo, astrônomo e professor, mas era especialista em estudos sobre álgebra, o que o levou a pesquisas sobre equações e sistemas, foi também o último matemático medieval importante na Índia, onde nasceu, mais precisamente próximo de Vijayapura, local de excelente tradição de matemáticos.
Bháskara nasceu em 1114 e sua mãe faleceu em uma complicação de seu parto, assim ele foi criado por sua família de astrólogos indianos, e seguiu a sua tradição profissional. Seu pai era o famoso astrônomo Mahesvara que lhe ensinou muitos princípios da astronomia e da matemática, porém com uma orientação mais científica.
Com falecimento de seu pai em 1134, Bhaskara mesmo muito cedo, assumiu o cargo de diretor observatório, uma espécie de juiz especializado em inventários, de Ujjain, que era o maior centro de pesquisas astronômicas e matemáticas da Índia, fama adquirida pelos matemáticos Brahmagupta e Varahamihira.
Então Bháskara foi convidado para ser matemático do governo, onde trabalhava particularmente com problemas de quadrado, algumas biografias dizem que ele se divertia com aqueles exercícios, muito complicados para muitos, mas de fácil solução com a sua técnica.
Ele tornou – se conhecido por suplementar a obra de seu conterrâneo Brahmagupta sendo iniciador na solução conhecida como equação de Pell e a solução do problema da divisão por zero.
Sua obra representou um resultado de contribuições anteriores de hindus, são conhecidos seis trabalhos seus, e há um sétimo trabalho solicitado para ele que é considerado por historiadores como uma posterior não falsificação.
Até hoje Bháskara é muito conhecido pelas suas obras, o que se conhece no Brasil, referente á fórmula de Bháskara (fórmula trabalhada por Bháskara sobre duas raízes na resolução da equação de segundo grau), porém não há registros comprovados que a fórmula seja realmente dele,

Relacionados

  • Introdução ao calculo
    41819 palavras | 168 páginas
  • lista de exercicios
    24954 palavras | 100 páginas
  • Geometria euclidiana plana
    48929 palavras | 196 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas