bfxdsda g

Páginas: 5 (1210 palavras) Publicado: 23 de junho de 2014
Felipe Hesca Hidalgo, 3ºAno C, Nª 11
Atividade
1 A)
Pag 78
Ex: 3 – R: C
Ex: 4 – R: Pois são polos comerciais e tecnologicos de seu paises, tendo altas taxas de desenvolvimento, industrialização e urbanização.
1 B)
Pag 83
Ex: 24 – R: A) O O expressivo crescimento territorial e demográfico de Paris e Londres, no século XIX, pode ser explicado em grande parte pela consolidação docapitalismo. Esse período caracterizou-se pela industrialização das cidades e pela inserção do campo no processo produtivo urbano. Em consequência, acentuou-se o êxodo rural, que produziu uma forte concentração populacional nas duas cidades em questão, estruturando ao mesmo tempo uma sociedade característica.
B) A vida na cidade enquanto experiência fundada no reconhecimento de códigos ecomportamentos que permitem a sociabilidade. Os códigos são percebidos pelo olhar: trata-se de uma experiência cultural, um “saber adquirido” que implica o “reconhecimento de múltiplos sinais”.
A referência ao grupo de moças voltando do trabalho identificadas como operárias. Muitas das grandes cidades do século XIX eram sobretudo centros industriais, e a vocação urbana da atividade industrial permanece atéhoje.
A referência ao policial e ao assaltante, na medida em que as grandes cidades são espaço de desigualdade social, uma vez nem que todos os seus habitantes encontram ocupação na economia urbana.
C)
Pg 84
Ex: 1 – R: D
Ex: 2 – R: B
D)
Pg 90
Ex: 1 – R: A) Partem, geralmente, dos países do sul subdesenvolvido para os do norte desenvolvido; ou então de países mais pobres do sul para outrosvizinhos com economias mais dinâmicas. Nesse contexto, são exemplares as correntes migratórias de africanos para a Europa, de latino-
-americanos para os Estados Unidos, de asiáticos de diversas partes da Ásia para os Estados Unidos, a Europa,
o Japão e, eventualmente, a Austrália e a Nova Zelândia.
B) A globalização capitalista reforça a supremacia econômica dos países desenvolvidos − comoEstados Unidos, União Europeia e Japão −, que continuam concentrando e centralizando os capitais. Nesse mesmo processo, distribui de maneira seletiva e fragmentada os investimentos produtivos e os capitais financeiros em pontos dos territórios dos países subdesenvolvidos do sul, ao mesmo tempo que deixa o restante desses territórios ou países inteiros entregues a sua própria sorte (estagnaçãoeconômica, pobreza, desemprego etc.). Essa tessitura de produção ou reprodução das desigualdades socioeconômicas e espaciais impulsiona os fluxos migratórios, notadamente os motivados por causas econômicas, dos países subdesenvolvidos do sul para os desenvolvidos do norte.
C) A geografia da globalização, representada pelos modernos meios de informação e de transportes, entre outros, foi montada parafacilitar os fluxos econômicos e financeiros, não para a circulação da mão de obra, representada pelas pessoas pobres, desempregadas e de baixa instrução, que se tornam, inclusive, desnecessárias para o capital. Para inibir ou conter o fluxo dessas pessoas do sul subdesenvolvido, consideradas mão de obra concorrente aos postos de trabalho e peso para os serviços de atendimento social (saúde, educação,habitação etc.), os países do norte desenvolvido reforçam o policiamento de suas fronteiras, erguem muros de contenção (como o mostrado na imagem do eslaide 12), endurecem suas leis de imigração, prendem e deportam os que se aventuram a entrar em seus territórios sem permissão etc.
E)
Pg 92
Ex: 6 – R:
a) F
b) V
c) F
d) V
e) F
Ex: 9 – R: D
F)
Pg 93
Ex: 12 – R: Suas previsões não seconcretizaram porque ele não previu as enormes transformações que ocorreriam posteriormente, no processo produtivo dos alimentos e no ritmo de crescimento da população: a produção de alimentos cresceu a um ritmo muito maior que a população, quase invertendo a equação geométrica x aritmética de Malthus.
G)
Pg 97
Ex: 4 – R: C
2 – Novas fontes de energia:
* Maremotriz
A energia das marés é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • G
  • G
  • G
  • G
  • G
  • G 38 E G 36
  • Bactérias G+ e G-
  • Confecção de laminas, g+ g-

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!