bfvcb

1573 palavras 7 páginas
A Sífilis e sua Origem Obscura
Sífilis é uma doença infecciosa, transmitida sexual, que foi muito frequente no passado, perdeu um pouco a importância com o tempo, mas atualmente está voltando a preocupar, porque vem infectando um número cada vez maior de pessoas. É também conhecida como lues ou cancro duro, é resultante da infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. A principal via de transmissão é através do contato sexual, mas também pode ser transmitida da mãe para o feto durante a gravidez ou na hora do nascimento, resultando em sífilis congênita.
Embora a história da sífilis tenha sido bastante estudada, sua origem ainda permanece desconhecida. Conforme o tempo, a doença foi associada às relações sexuais e transformou-se em um das principais pragas mundiais. Era vista com preconceito e como um mal pecaminoso acumulado em epidemias.
Teorias a respeito da origem da sífilis tem sido proposta. Tais possibilidades destacam três pontos diferentes para a origem geográfica da doença. Tais hipóteses geográficas são referentes a América, a África e a Ásia. Também existe possibilidade de ter se originado na Europa, embora não tenha sido reconhecida.

Estágios de Manifestação

1. Sífilis Primária:
2. Uma única ferida chamada cancro ( Câncer ) aparece no início, ou estágio primário. Algumas vezes mais de uma ferida aparece. O tempo entre a infecção e aparecimento do cancro varia de 10 a 90 dias. O cancro é geralmente duro, arredondado, pequeno e sem dor. Ele aparece no local onde a infecção entrou no organismo, como vulva, pênis, vagina, cérvix, lábios, ânus ou outras partes do corpo. Na sífilis primária a doença pode ser passada para outros através do contato com o cancro durante a relação sexual. O cancro dura de 3 a 6 semanas e sara com ou sem tratamento. Se infecção não for tratada ela evolui para o estágio secundário.

2. Sífilis Secundária:
A sífilis secundária pode começar quando o cancro está sarando ou algumas semanas depois que ele sarou.

Relacionados