bfgbgw

1100 palavras 5 páginas
Roteiro Historia Bimestral 2 Bimestre

1. Os principais ciclos coloniais do Brasil colônia é o extrativismo do pau-brasil, a produção da cana de açúcar, a pecuária e a mineração.
2. A política econômica mercantilista estabelece que o pais ganha poder ao acumular metais preciosos assim Brasil começa a buscar por metais preciosos que teve como conseqüência a descoberta do ouro, para “produzir” papel moeda, assim, ganhado poder.
3. No século XVI o Vale do Ribera foi explorado por vários portugueses pois foi encontrado no Rio Ribeira de Iguape ouro, esta descoberta interessou alguns exploradores portugueses que assim, ocuparam a área.
4. As formas de resistência usadas pelos escravizados para lutar contra escravidão era desde o suicídio e o aborto, manifestações individuais, até a formação de quilombos, uma forma coletiva e afirmativa de resistência.
5. Quilombo é um território negro formado antes da abolição da escravidão, constituindo uma comunidade formada por uma população negra resistente à escravidão.
6. O quilombo era organizado economicamente tinha uma serie de atividades, havia a agricultura, artesanato, metalurgia, as lavras, e o comercio. Já socialmente a terra era da comunidade, os homens eram livres e não havia escravidão o trabalho se dava pelas possibilidades de cada um, viviam de forma igualitária e comunitária. Politicamente era organizado em um governo centralizado onde existia um monarquia eletiva, ou seja, o líder era obedecido incondicionalmente.
7. As punições aplicadas nos escravos capturados era ferrar um F em sua testa de fujão se o negro fugisse e fosse encontrado em um quilombo e a cortar a orelha se houvesse reincidência. Quando se tratava de lideres dos quilombos maior violência era empregada como a tortura ate a morte, eles eram esquartejados e colocados em praça publicas como exemplo para que ao houvesse novas fugas.
8. Representavam uma ameaça pois os quilombos mostravam como era possível viver sem escravidão , numa

Relacionados