Bexigas carregads

1045 palavras 5 páginas
Bexigas Carregadas
Objetivo
Mostrar a existência de cargas elétricas e suas propriedades.
Contexto
Alguns materiais apresentam, sob determinadas condições, fenômenos elétricos que podemos explicar usando um modelo teórico.
Estes fenômenos são observados pelo homem desde a antigüidade. E desde então houve vários modelos que foram propostos para tentar explicar a sua origem.
O modelo que melhor explicou tais fenômenos é o modelo de cargas elétricas, que é usado até os dias de hoje. Este modelo prevê a existência de dois tipos de cargas elétricas, uma carga de sinal positivo e outra de sinal negativo.
Para explicar os fenômenos elétricos que eram observados, foi proposta a lei da atração e repulsão: cargas elétricas de mesmo sinal se repelem entre si e cargas elétricas de sinais opostos se atraem entre si. Veja o esquema das leis de atração e repulsão na figura abaixo.

Os materiais em seu estado fundamental são neutros; a somatória de suas cargas elétricas é nula.
É por isso que os fenômenos elétricos só podem ser observados em determinadas condições, ou seja, para que haja repulsão ou atração entre dois ou mais materiais é preciso que a somatória de suas cargas não seja nula. Isso quer dizer que é preciso que haja cargas positivas ou negativas em excesso no material.
É possível fazer com que um material que está neutro fique carregado eletricamente. Para isso basta fornecer ou retirar algumas cargas elétricas neste material, fazendo com que ele fique com uma carga líquida positiva ou negativa. Este processo é chamado de eletrização.
Há vários métodos de eletrização que são empregados, de forma que cada método é usado dependendo do resultado que se quer obter.
A eletrização só se dá entre materiais isolantes, pois os materiais condutores não têm a capacidade de reter cargas elétricas, pois elas escoam pelo material.
Já os materiais isolantes não permitem que as cargas se movimentem em seu interior.
Neste experimento, para demonstrarmos a existência de

Relacionados