betumi

5527 palavras 23 páginas
A MADEIRA COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

A madeira é um material excepcional como material de construção além de ter qualidades muito grandes como matéria prima para outros produtos industrializados, e que vem sendo utilizada desde os primórdios da civilização.
Diversas pesquisas têm sido desenvolvidas no sentido de tratar a madeira para sua utilização em diversas etapas construtivas. As madeiras em seu estado natural têm características próprias que podem ser alteradas com tecnologia moderna. Algumas destas características mais importantes são:

Apresenta resistência mecânica tanto à esforços de tração como à compressão, além de resistência atração na flexão.
Tem resistência mecânica elevada em relação ao seu peso próprio pequeno.
Tem resistência à choques e cargas dinâmicas absorvendo impactos que dificilmente seriam com outro materiais.
Tem fácil trabalhabilidade permitindo ligações simples.
Boas características de absorção acústica e bom isolamento térmico.
Custo reduzido e é renovável, desde que convenientemente preservada.
Apresenta diversos padrões de qualidade e estéticos.

Na medida em que técnicas modernas foram sendo adotadas na tentativa de melhoria de suas qualidades, passou a ser mais utilizada visto que estes procedimentos melhoram suas boas qualidades e eliminam ou minoram as inconvenientes que podem ser:

Perda de propriedades e surgimento de tensões internas secundaria devido a problemas de secagem e umidade. Estes problemas são resolvidos com controle da umidade e da secagem com controle
Fácil deterioração em ambientes agressivos que desenvolveram agentes predadores como fungos, cupins, mofo, etc.
Heterogeneidade e anisotropia naturais de sua constituição fibrosa. Além de suas dimensões limitadas. Podendo estes inconvenientes ser resolvidos pela laminação, contraplacados e aglomerados.

A madeira como material de construção é depois do aço o material mais utilizado. Pode ser utilizada em diversas etapas desde as fundações

Relacionados