BettyCoelho

313 palavras 2 páginas
Coelho, Betty contar histórias: uma arte sem idade/ Maria Betty Coelho Silva. – 10. ed. – São Paulo:

A autora cita que como toda arte, a de contar histórias também possui segredos e técnicas, sendo uma arte que lida com matéria-prima especialíssima, “a palavra”, prerrogativa das criaturas humanas, depende, naturalmente, de certa “tendência inata”, mas pode ser desenvolvida, cultivada, desde que se goste de “crianças” e se reconheça a importância da histórias para elas. (p. 09)
Sobre a história acrescenta , que o narrador deve estar consciente de que aconteceu, emprestando vivacidade à narrativa, cuidando de escolher bem o texto e recreando-o na linguagem oral, sem as limitações impostas pela escrita. (p. 11)
Sobre o “sucesso da narrativa”, afirma que depende de vários fatores que se “interligam”, sendo “fundamental” a elaboração de um plano, um roteiro, no organizador o desempenho do narrador, garantindo-lhe “segurança” e assegurando-lhe “naturalidade”. (p. 13)
Estudar uma história é, em primeiro lugar, divertir-se com ela, captar a mensagem que nela está implícita e, em seguida, após algumas leituras, identificar os seus elementos essenciais, isto é, que constituem a sua estrutura. (p. 21)
A história funciona então como agente desencadeador de criatividade, inspirando cada pessoa a manifestar-se expressivamente, de acordo com sua preferência. (p. 59)
Citações:
Esse distanciamento da realidade através de uma história por exemplo, é essencial para uma penetração mais profunda na própria realidade: “afastamento do aspecto externo aparente da realidade dada imediatamente na percepção primária possibilita processos cada vez mais complexos, com a ajuda dos quais a cognição da realidade se complica e se enriquece. (VIGOTSKY, 1992, p. 129 )”.

Ideias Pessoais:
//Texto bastante significativo e que propõe a importância do ato de contar histórias//
Local: Consultar o livro conforme referência da parte superior da ficha.
Referência: Coelho, Betty contar histórias:

Relacionados