Betanha Hospital Haie

1051 palavras 5 páginas
Introdução

O presente trabalho tem por objetivo analisar a situação apresentada no caso “Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)”, de autoria de. Para tanto, será realizada a descrição da trajetória da referida instituição, bem como da evolução das capacidades internas. O Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), hoje tem a reputação de ser o Hospital mais bem equipado do ponto de vista tecnológico e um centro de excelência em São Paulo e na América Latina.

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN

1) As capacidades internas do HIAE. Elas podem ser copiadas pelos concorrentes?

R: São três as principais capacidades internas do HIAE: Geração e incorporação de novos conhecimentos científicos; aquisição e uso eficaz de novas tecnologias, e utilização e controle contínuo das melhores práticas em atendimento médico-assistencial. Os concorrentes que não são possuidores dessas capacidades terão que empreender um enorme esforço: altos custos e um longo espaço de tempo para imitá-las. O HIAE possui parcerias de grande gabarito no desenvolvimento de pesquisas, o melhor parque tecnológico (equiparado aos melhores hospitais dos EUA), além de certificações internacionais. Somado a tudo isso, destacam-se, novamente, a reputação e as capacidades de investimento e organizacional, complicando ainda mais.

2)Identifique os principais recursos que conferem vantagem competitiva ao Hospital Israelita Albert Einstein. Esses recursos são tangíveis ou intangíveis? Explique.

R: Os recursos que sustentam a vantagem competitiva do HIAE são os seguintes: Capacidade de investimento em infraestrutura e tecnologia: recurso tangível e traduzido em instalações, equipamentos, softwares, etc.; reputação: recurso intangível, conseguido ao longo de toda a história da Instituição; certificação internacional: recurso tangível, representado pelo certificado (ISO) e pelo selo (Joint Commission International – JCI) entregues ao Hospital. Destaca-se que no caso do selo da JCI, a Instituição foi a

Relacionados