bestisalizados ou bilontras

Páginas: 4 (887 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Análise dos Textos: República e Cidadanias e Bestializados ou Bilontras
Autor: José Murilo de Carvalho
aluno(a) Rafael da Silva Pimentel
5° Periodo Noite

Introdução

José Murilo de Carvalhoem seu livro Os Bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi como o próprio título já diz, traz à tona a discussão acerca do período republicano na cidade carioca, capital do Brasil naépoca, apontando que havia algo mais na política do que simplesmente um povo bestializado. Que povo era este, qual seu imaginário político e sua prática política, serão os estudos deste texto.

JoséMurilo aborda sobre o problema do relacionamento entre o povo cidadão e o Estado, o cidadão e o sistema político, o cidadão e a própria atividade política. Essa dificuldade de relacionamento pode serexplicada, por exemplo, pela tendência do Estado como vilão, responsável pela inexistência da cidadania. No entanto, José Murilo considera que o cidadão e o Estado são uma via de mão dupla pois umsistema de governo precisa da legitimação do povo, mesmo se essa legitimação for apáticaembora não necessariamente equilibrada.
José Murilo escreve sobre o fato do povo não ter tido participação naProclamação da República. Essa afirmação do autor mostra que a transição do período monárquico para a República, que teoricamente deveria trazer o povo para a atividade política, fica, de fato, apenasna teoria.



República e Cidadania
No capítulo intitulado República e Cidadanias o autor disserta sobre a questão da cidadania na capital carioca. José Murilo destaca que, analisando acidadania política, exclui-se do direito ao voto os pobres, os mendigos, mulheres, menores de idade e os membros da ordem religiosa. Desta forma, grande maioria da população não votava. O direito social daeducação poderia dar cidadania à população, no entanto, desconhecia-se esse direito.
A República, segundo José Murilo, fez muito pouco em termos de expansão de direitos civis e políticos. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bestializados ou Bilontras
  • Bestializados ou bilontras
  • bestializados ou bilontras
  • Redação texto bestializados ou bilontras
  • Resumo: Bestializados ou Bilontras
  • O povo do Rio de Janeiro: bestializados ou bilontras?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!