BERNARDY, Katieli1; PAZ, Dirce Maria Teixeira2. IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

449 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SALVADOR
CURSO DE GEOGRAFIA

RESENHA

Salvador/BA.
2014.2

RESENHA
Resenha realizada para avaliação processual da disciplina, Estágio Supervisionado III, do curso de Geografia da Universidade Católica de Salvador.

Salvador/BA.
2014.2
Maria da Paz dos Santos Neta; Ismael Mendes de Andrade. Estágio de Geografia: Teoria e prática na formação de professores.
O referido artigo foi um trabalho realizado por graduandos em licenciatura em geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, localizado na cidade de Santo Antônio de Jesus. E tem por objetivo discursar sobre o ensino da geografia e a necessidade do estagio supervisionado em geografia.
O texto motivado pela experiência do estagio supervisionado dos autores, nos remete a uma reflexão a cerca da sua importância, não apenas pela junção teoria-prática, mas também para o futuro docente, para os alunos, para a escola e para a sociedade. Pois é no momento do Estágio que o futuro professor entra em contato com as situações do dia a dia da escola e aprende a lhe dar com elas.
É no momento desse contato estagiário- escola que o aluno da licenciatura poderá vivenciar o que aprendeu na universidade, pondo em prática as teorias aprendidas, e desenvolver suas habilidades como docentes.
Neta e Andrade dividem o artigo em três partes que são elas: O ensino da geografia; A importância do estágio; e as reflexões finais.
Apesar de separado em tópicos o artigo é bastante objetivo e está sempre reforçando a importância na preparação do discente na sua profissão, destacando-a para a geografia, que segundo os autores o ensino desta vem passando por várias reformulações.
Durante muitos anos o ensino da geografia nas escolas era metódico, mecânico e desinteressante, pois os

Relacionados