Bernard Shaw A Profiss o da Senhora Warren 2 1

23151 palavras 93 páginas
A Profissão da Senhora Warren
(Bernard Shaw)

(Uma tarde de verão no jardim de uma casa de campo situada no declive de uma colina, um pouco ao sul de Haslemere, no Surrey. Olhando na direção da colina, a casa fica localizada ao lado esquerdo do jardim, com o telhado recoberto de palha, um vestíbulo e uma grande janela gradeada à sua esquerda. No jardim, uma paliçada completamente fechada, tendo apenas um por/ao a direita. Uni atalho sobe na direção da paliçada, seguindo para além da linha do horizonte.
Algumas cadeiras de jardim, feitas de lona, estão encostadas na parede de entrada. Uma bicicleta de mulher também encostada na parede abaixo da janela. Um pouco a direita do vestíbulo, entre dois postes, estende-se um rede na qual está deitada uma jovem, que lê e faz anotações, protegida por um grande guarda-sol. Ao lado da rede, ao alcance da mão, uma cadeira rústica sobre a qual e estão empilhados livros e folhas de papel.
Um homem surge na estrada. Meia-idade aparentemente, com um ar de artista, vestido de maneira extravagante mas cuidadosa. Bem barbeado, de bigodes, e um rosto cheio de vida e sensibilidade.
Suas maneiras são elegantes e discretas. Cabelos negros, macios, um pouco grisalhos. De sobrancelhas e bigodes escuros, mostra não estar muito seguro do caminho. Olha em direção da paliçada e depara com a jovem deitada na rede) (Neste ato aparece algumas vezes a palavra padre como tradução exata da expressão Roman father, o que evidentemente não fornece, em nossa língua e em nossa cultura, a conotação e a ênfase mordaz, e mesmo ofensiva que tem, na
Inglaterra, a aplicação do título de padre católico a um pastor anglicano. N.do E.)
O HOMEM – (tirando o chapéu) Desculpe-me incomodá-la. Poderia indicar-me o caminho para
Hindhead View, a casa da Sra. Alison?
A JOVEM – (levantando os olhos do livro) Esta é a casa da Sra. Alison. (Recomeça seu trabalho)
O HOMEM – Sim? Bem... Perdoa-me a pergunta... Talvez a senhorita seja Vivie Warren?
A JOVEM – (voltando-se para

Relacionados