Beovorismo

918 palavras 4 páginas
CARACTERÍSTICAS BEHAVIORISMO
Importância dos fatos públicos e caracterizados pela Repetição, Estrita Objetividade, Interesse em formular leis que relacionam estímulos e Respostas, Posição totalmente ambientalista, Rejeição do conhecimento interno, da consciência, Explicações Causais

ESTÍMULO- Evento que afeta os sentidos da pessoa
REFORÇO- Evento que aumenta a probabilidade de ocorrência de uma resposta anterior. Elemento mais importante do processo de aprendizagem.

A TEORIA DO REFORÇO
O comportamento é controlado por suas consequências.
As pessoas tendem a se comportar de modo a obterem recompensas e evitar punições.
Pode-se utilizar recompensas e situações dolorosas para modificar comportamentos.

REFORÇO POSITIVO: após a resposta é apresentado um estímulo que aumenta a probabilidade de repetição no futuro, em situações similares. Ex: elogiar quando algo foi feito certo REFORÇO NEGATIVO: aumenta a probabilidade de aparição de uma resposta, mas pela retirada de conseqüências e a eliminação de uma situação aversiva.
PUNIÇÃO: apresentação de um estímulo aversivo como consequência de um comportamento inadequado.
EXTINÇÃO: é usado quando a uma resposta já tenha sido reforçada e é preciso reduzir a freqüência desta resposta, eliminando a contingência (condição), do reforço.
GENERALIZAÇÃO: emissão de determinadas respostas em presença de componentes específicos de seu ambiente e também similares.

AS CONTRIBUIÇÕES DE SKINNER PARA A EDUCAÇÃO:
Os comportamentos podem ser aprendidos e comportamentos indesejáveis podem ser eliminados. O reforço e as contingências de reforço têm um papel preponderante na aprendizagem. O papel do professor é arranjar as contingências de reforço de modo a aumentar a probabilidade que o aprendiz exiba o comportamento terminal.

Principio de Premack: princípio estabelecendo que uma atividade mais preferida pode servir como reforçador para uma atividade menos preferida.
• Ajustamento ou aproximações

Relacionados