benzeno

Páginas: 4 (839 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
benzeno
O benzeno é um líquido incolor, volátil e inflamável largamente empregado na indústria química na síntese do etilbenzeno, fenol, ciclo hexano e outros hidrocarbonetos aromáticos. Éadicionado na gasolina como aditivo para aumentar a octanagem. No Brasil, o teor máximo de benzeno permitido em produtos acabados é 0,1%, e a concentração máxima na gasolina automotiva é de até 1% v/v.
Obenzeno é produzido industrialmente a partir da destilação do petróleo bruto, da destilação de hulha e produção de coque e por síntese química a partir de hidrocarbonetos lineares.
É utilizado comomatéria-prima para síntese de outros compostos orgânicos (p.e. estireno, fenóis, ciclohexano, etc.) e como aditivo nos combustíveis para veículos, substituindo, em parte, o chumbo. No passado foi utilizadocomo solvente em tintas, colas e semelhantes, limpeza a seco, etc. Atendendo aos seus efeitos na saúde, foi substituído por outros produtos, neste tipo de utilização.
Deste modo e atendendo à suavolatilidade, o benzeno entra em contacto com o homem principalmente através do ar, em ambientes industriais específicos ou na atmosfera urbana, resultante de fugas de combustíveis ou da sua queimaincompleta.
Transporte e níveis ambientais
O benzeno é emitido ao ar por fornos a carvão, combustão de madeira, motores automotivos, fumaça de cigarro e durante sua produção. O tempo de permanência dasubstância no ar atmosférico varia de poucas horas a dias dependendo do ambiente,clima e concentração de outros poluentes. Geralmente são encontrados níveis entre 5 e 112 µg/m3 de benzeno no ar deáreas urbanas e cerca de 1 µg/m3 na área rural. A principal fonte do composto na água é por deposição atmosférica, derramamento de petróleo e efluentes industriais.Exposição humana e efeitos na saúde Aprincipal rota de exposição humana ao benzeno é o ar. A inalação de altas concentrações do composto por curto tempo pode causar sonolência, enjôo, aceleração do ritmo cardíaco, cefaléia, tremor,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Benzeno
  • benzeno
  • benzeno
  • Benzeno
  • Benzeno
  • Benzeno
  • Benzeno
  • Benzeno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!