Bento santiago: traços de melancolia e psicopatia em uma pessoa com crise de identidade

Páginas: 3 (600 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Bento Santiago: Traços de Melancolia e Psicopatia em uma pessoa com crise de Identidade

Em minha opinião, Bento Santiago é um personagem complexo na trama. Em sua infância, ele vive um dilemaentre um o juramento feito por sua mãe de colocá-lo ao seminário por ter nascido são e o namoro com Capitu, sua vizinha. A profunda insegurança apresentada por ele é o ponto principal do romance, já quesempre foi considerado uma pessoa maleável, que sempre dizia sim para não ofender ninguém. Isso é demonstrado no momento em que sua mãe decide coloca-lo no seminário: “…Bentinho há de satisfazer osdesejos de sua mãe…É promessa, há de cumprir sim”.

Em outra situação afirmo que Bentinho aceita-se induzir por suas emoções e pelos sentimentos, deixando para Capitu pensar e decidir sua própriavida, demonstrando ser uma pessoa frágil, desprotegida e sem ideias próprias. Há uma passagem do texto que enfatiza essa situação: “…Capitu repetiu-os acentuando alguns, como principais, einquiria-me depois sobre eles, a ver se entendera bem , se não trocara uns por outros. E insistia em que pedisse com boa cara, mas assim como quem pede um copo de água à pessoa que tem obrigação de o trazer…”.A personagem também possui um comportamento egocêntrico, e chega a desejar a morte de sua mãe para sair do seminário e ficar com Capitu. Esse comportamento individualista é observado no seguintetrecho: “…o terror me segredou ao coração, não estas palavras, pois nada articulou parecido com palavras, mas uma idéia que poderia ser traduzida por elas: mamãe defunta, acaba o seminário…”.

Além deindividualista, ele também apresentava um ciúme exagerado que sentia por Capitu, o qual lhe trazia insegurança e desconfiança. Bentinho por ser tão frágil, deixava se dominar por pensamentosnegativos que o ciúme lhe trazia a mente. Como qualquer pessoa ciumenta, imagina situações que muitas vezes não são verdadeiras, trazendo para si desespero e sofrimento. Em um fragmento se comprova tal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • crise e identidade
  • A crise de identidade do professor de Português
  • crise de identidade na adolescencia
  • crise de identidade na adolescencia
  • Crise da Individualidade: A Identidade Corrompida
  • a identidade masculina esta em crise
  • Crise de identidade DC COMICS
  • A crise de identidade do professor de português.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!