Bens

Páginas: 2 (442 palavras) Publicado: 11 de abril de 2014
Conceito de Bens
Bem, no sentido filosófico, é tudo aquilo que satisfaz uma necessidade humana, ou seja é tudo quanto pode proporcionar ao homem qualquer satisfação, como a saúde, a amizade e aDeus como sumo bem. De acordo com Washington de Barros Monteiro, no sentido jurídico, os bens como a saúde, amizade e Deus, não podem receber tal qualificação.
Clóvis Beviláqua observa que coisas são ogênero e aquelas, a espécie e outras finalmente, são os dois termos usados como sinônimos, havendo coincidência de significação.
A palavra coisa, ainda que, sob certas relações corresponda, natécninca jurídica, ao termo bem, dele se destingue, pois há bens jurídicos, que não são coisas como por exemplo a liberdade, a honra e a vida, embora o vocábulo coisa seja, no domínio do direito, tomado desentido mais ou menos amplo, designa os bens que são, ou podem ser, objeto de Direitos reais, ou seja, Direito das coisas.
O Código Civil de 1916 não distinguia os termos coisa e bem, usando oraum, ora outro, ao se referir ao objeto do direito. No entendimento de José Carlos Moreira Alves, o novo Código Civil utiliza a expressão bens, evitando o vocábulo coisa, que é conceito mais amplo do queo conceito de bem.
Então pode-se afirmar que Bens, são coisas materiais, concretas, úteis aos homens e de expressão econômica, suscetíveis de apropriação, bem como as de existência imaterialeconomicamente apreciáveis.
As coisas sem dono não podemm ser consideradas de apropriação ilimitada, pois devem ser regulamentadas para fins de rpoteção ambiental, tais como a caça solta, os peixes,porque estão à disposição em proções limitadas a quem encontrar ou apanhar, ou seja, é uma apropriação limitada.
Percebe-se também que as coisas sem dono é objeto de ralção jurídica, mas o titular alançou fora, com a intenção d enão mais tê-la para si, nesse caso pode ser apropriada por qualquer pessoa.
De acordo com o conceito de bens visto em sala de aula, podemos observar que:
• Bem é tudo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bens
  • Bens
  • Bens
  • Os bens
  • Bens
  • Bens
  • Muito Bem
  • Bens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!