Benjamim Franklun e os livros didáticos resumo

822 palavras 4 páginas
Resumo Artigo Benjamin Franklin e a Historia da Eletricidade em Livros Didáticos
Júlia Menezes Lemos
301
Marcio Marques O artigo conta sobre a falta de informação de contexto histórico e cientifico dos livros didáticos fornecidos atualmente para o ensino fundamental e médio. Mais especificamente sobre a eletricidade. O artigo também explica os benefícios que Benjamin Franklin deu a física e como é retratado isso nos livros para a educação brasileira.
No século XVIII, a eletricidade era o ramo da física mais pesquisado e estudado, todos tentavam entender por que tais objetos se repeliam ou atraiam, houveram algumas hipóteses como Charles-François, por exemplo, que teorizou que existiam dois tipos de eletricidade e assim descobriu que certos corpos de uma determinada ordem se atraiam e de outra se repeliam e nessa época ainda era pensado que a matéria elétrica e tudo ao nosso redor eram fluidos, mas isso começou a mudar depois, Nollet descobriu que friccionando um objeto algo acontece com suas partículas e isso foi aceito.
Beijamin Franklin foi um estadunidense que via aulas de física e se apaixonara cada vez mais por eletricidade, pediu então traduções de vários europeus para se atualizar e tentar fazer mais estudos sobre a matéria. Ele teorizou que dois corpos com excesso de fluidos elétricos (positivos) se repelem por ter partículas que se repelem mutualmente, mas essa teoria não explica tudo sobre o que queríamos saber, ainda não teve a correta explicação de por que corpos negativos também se repeliam. Logo depois teorizou que existiam apenas dois tipos de corpos, os normais e o fogo que era elétrico, quanto mais fogo tiver, o material é positivo e quanto menos tiver é negativo, essa teoria é bem parecida com alguns europeus da época o que nos leva achar que Franklin estava se baseando nelas mas sempre declarava que não tinha contato.
Depois de mais algum tempo de estudos, Franklin começou a pensar e depois botar em pratica experimentos com pipa para

Relacionados