BENEFÍFICIOS FÍSICOS DO TREINAMENTO RESISTIDO NA TERCEIRA IDADE

693 palavras 3 páginas
introdução
A prática da musculação, quando bem orientada, proporciona importantes benefícios físicos, os quais se constituem como elementos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida do ser humano.
O envelhecimento é um processo natural e que ocorre uma série de alterações no organismo ao longo da vida, provocando mudanças nas funções e estrutura do corpo tornando mais suscetível a uma série de fatores prejudiciais, que podem ser internos e externos (Shephard, 2003 e Farrinatti, 2008).
No processo de envelhecimento acaba ocorrendo uma diminuição da massa muscular, densidade óssea, força e flexibilidade. O metabolismo acaba ficando mais lento e diminuindo, com isso a tendência é ganhar mais gordura, porém esses efeitos podem ser minimizados com a musculação (Colombo, 2005 p.127).
Este envelhecimento se dará naturalmente, por ser um processo orgânico, dinâmico, progressivo e irreversível, que se instala em cada pessoa, desde o seu nascimento acompanhando-o até a morte.
O envelhecer fisiologicamente consiste em perder progressivamente a eficiência dos órgãos e tecidos do organismo,declínio que ocorre em diferentes graus. (FERREIRA, 1998).
Nesse sentido, a diminuição da massa muscular, denominada “sarcopenia”, está relacionada à redução na aptidão física, principalmente do equilíbrio e da força muscular em virtude de sua direta relação. (FARIA et al., 2003).

A força muscular é reduzida de forma mais acentuada a partir dos 65 anos de idade, acarretando baixa expressiva na qualidade de vida, e geralmente associada a doenças decorrente do desuso muscular. Por exemplo, existem várias ocorrências de quedas e fraturas em idosos, cujas conseqüências são negativas à saúde e muitas vezes irreversíveis.
Durante as duas ultimas décadas, foi comprovada a eficiência do treinamento com peso para melhorar a força muscular, inclusive diante do envelhecimento. Esse é capaz de reduzir a dependência física, maximizar o vigor físico, diminuir a incidência de doenças

Relacionados