BeneficiosDaUsabilidade

1498 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
PRÓ ­ REITORIA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Os principais benefícios de aplicar conceitos de usabilidade no desenvolvimento de projetos de software

Por
Carlos Eduardo Ferreira

Rio de Janeiro
2015.1

1. Objetivo

O texto demonstra como a aplicação de conceitos de usabilidade1 no desenvolvimento de projetos de software traz diversos benefícios às empresas, aos usuários e ao mercado como um todo. Benefícios como: ­ Facilitar a interação do usuário com o produto.
­ Eficácia do produto;
­ Eficiência no uso do sistema;
­ Satisfação do usuário com o sistema.
­ Maior aceitação do produto no mercado.

O objetivo deste texto não é detalhar e listar os conceitos de usabilidade, que são muitos, mas sim demonstrar quais os benefícios que se pode obter quando o desenvolvedor se aprofunda de verdade nesta área tornando a interface de seu sistema muito mais profissional quando diz respeito utilização do mesmo.

2. Justificativa

Com o avanço da tecnologia e o número cada vez maior de usuários informatizados, a usabilidade está sendo cada vez mais necessária. Muitas empresas de TI não percebem os benefícios que a usabilidade traz aos seus produtos, clientes e à sua posição no mercado e por consequência não investem como deveriam nessa área. A maioria dos analistas de sistema no mercado passam longe de dominar os conceitos de engenharia cognitiva,

É um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.
1

Relacionados