Beneficios Da V Lvula Descarga De Fundo De Caldeira Tipo Globo

948 palavras 4 páginas
2
1

3

4
5
8

7

10

6
9

CONTROLE STD (Sólidos Totais Dissolvidos – ITENS 1 à 5):
O tratamento químico por si só não tem a eficácia necessária sem o controle dos sólidos totais dissolvidos.
A dessalinização contínua é de importância vital para o funcionamento da caldeira.
Mesmo quando a água de alimentação da caldeira é inteiramente abrandada e desmineralizada, recomenda-se instalar válvula de dessalinização contínua, pois a água de alimentação da caldeira pode conter um alto nível de sólidos totais dissolvidos. O tratamento da água pode modificar quimicamente a forma dos sólidos totais dissolvidos (STD), mas não irá removê-los completamente e pode até aumentálos.
À medida que a caldeira produz vapor, acumulam-se sais em seu interior. A concentração excessiva desses sais aumenta a salinidade e, portanto, a densidade da água, provocando espuma na caldeira. A consequente salinização de componentes e a formação de incrustações na instalação pós-caldeira comprometem o funcionamento eficiente de todo sistema.
Se permitirmos que isto ocorra, haverá o risco de arraste de água da caldeira para o sistema de vapor e isso poderá causar sérios problemas tais como:
• Golpes de aríete;
• Incrustação nas superfícies de troca térmica;
• Corrosão.
Com a intenção de manter o nível do STD recomendado pelo fabricante da caldeira, devem-se promover descargas periódicas da água (na altura da lamina d’água), permitindo que esta seja substituída pela água de alimentação com uma concentração menor de STD.
Esse sistema funciona por aberturas periódicas da válvula de descarga na intenção de purgar a tubulação do sistema STD e permitir fluxo através do sensor. O sensor mede a condutividade elétrica da água da caldeira, que está relacionada ao nível de STD. Este valor mensurado é comparado com set-point ajustado no controlador.
Se este for menor, a válvula de descarga fechará no final do período determinado e permanecerá fechada; caso contrário, a válvula continuará a descarga até que o

Relacionados

  • Motores combustão
    26760 palavras | 108 páginas