beneficiation of feldspar ore for application

302 palavras 2 páginas
Enriquecimento de minério feldspato para aplicação na indústria da cerâmica

O que é feldspato?
Feldspato é o nome de uma importante família de minerais, do grupo dos tectossilicatos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre. São bastante utilizados nas indústrias de: vidro, cerâmica e construção.

Introdução
O uso do feldspato para a industria da cerâmica e vidro vem crescendo na Tunísia, e, sem fontes tradicionais de feldspato, novas formas de obtê-lo estão sendo estudadas. O estudo realizado por M.
E. Gaied e W. Gallala é baseado no uso do arenito Arkosic, encontrado no sul e oeste da Tunísia, para encontrar a mineralogia e composição química do arenito para saber se sua extração seria viável econômicamente.

Métodos
O método normalmente utilizado na flotação de feldspato é o que utiliza a amina de ácido hiro fluorídrico, que causa um impacto no meio ambiente, pensando nisso, os pesquisadores procuraram um novo método para a flotação as partículas do arenito arkosic. Como as particulas do Arenito são muito pequenas(a análise granulométrica mostrou que 87% do arenito arkosic é inferior a 200 lm de diâmetro) eles utilizaram um método de separação da partícula pelo peneiramento a 1200 rotações por minuto.

Caracterização
A caracterização da amostra foi feita utilizando-se os aparelhos de raio-x e SEM-EDX.

Propriedades físicas
Os feldspatos estudados, de Formação Sidi AIC, estão expostos a quatro testes que são testes físicos: o encolhimento, absorção de água, resistência à flexão e determinação do comportamento dielétrico. Testes estes, que qualificam ou não o arenito arkosic para o uso na indústria cerâmica.

Deste modo, estes resultados indicam que são adequados feldspatos para o fabrico da parede e piso de cerâmica.

Conclusão
Estudos experimentais indicam que os concentrados produzidos aceitável para a indústria cerâmica, podem ser obtidas a partir deste areia.

Relacionados

  • Introduction to Ore Forming Processes
    107101 palavras | 429 páginas
  • Enciclopédia dos materiais
    246969 palavras | 988 páginas