Beneficiamento de minérios

Páginas: 10 (2274 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2011
BENEFICIAMENTO DE MINÉRIOS

Os minerais constituem os insumos básicos mais requeridos pela civilização moderna. São utilizados nas indústrias do aço (ferro), cerâmica (argilas, caulim, calcários, feldspatos, filitos, quartzo, talco, etc.); do vidro (quartzo, calcários, feldspatos, etc.); de cimento e cal (calcários, gipsum, etc.); química (cloretos, fosfatos, nitratos, enxofre etc.); de papel(caulim, carbonato de cálcio, talco, etc.); bem como na construção civil (areia, brita e cascalho), além das espécies consideradas insumos da indústria joalheira (gemas).
Nem sempre esses minerais apresentam-se na natureza na forma em que serão consumidos pela indústria, quer seja por suas granulometrias (tamanhos) quer por estarem associados a outros minerais, que não têm interesse ou sãoindesejáveis para o processo industrial a que se destinam. É
exatamente para a adequação dos minerais aos processos industriais que se utiliza o beneficiamento dos minérios.

A seguir serão apresentados alguns dos mais importantes processos do beneficiamento do minério:
1- FRAGMENTAÇÃO

A fragmentação ou redução de tamanho é uma técnica de vital importância no processamento mineral. Um minériodeve ser fragmentado até que os minerais úteis contidos sejam fisicamente liberados dos minerais indesejáveis. Às vezes, a redução de tamanho visa apenas à adequação às especificações granulométricas estabelecidas pelo mercado, como, por exemplo, a fragmentação de rochas como o granito ou calcário para a produção de brita. Em todos os casos, a fragmentação é uma operação que envolve elevado consumoenergético e baixa eficiência operacional, representando, normalmente, o maior custo no tratamento de minérios.
A fragmentação é quase sempre dividida em várias etapas, para minimizar seus custos e não fragmentar as partículas além do necessário.
As etapas iniciais da fragmentação, quando ainda são gerados tamanhos relativamente grandes de partículas (diâmetros até aproximadamente 1milímetro), são chamadas de britagem. Quando a fragmentação visa atingir tamanhos bem menores (por exemplo: 0,074 milímetros), dá-se o nome de moagem.
Os circuitos de fragmentação podem incluir apenas etapas de britagem ou de britagem associada à moagem. Os equipamentos que fazem a britagem são chamados de britadores e os de moagem moinhos.
Existem diferentes tipos de britadores e moinhos disponíveis. Sãoexemplos de britadores mais utilizados nas operações mineiras: britadores de mandíbulas e britadores giratórios. Em relação aos moinhos tem-se: moinho de martelos, moinho de rolos, moinho de barras e moinho de bolas, entre outros. A escolha do melhor tipo de britador e moinho para a fragmentação depende de características próprias dos minérios e dos tamanhos que têm que ser gerados. Usualmente, osfabricantes desses equipamentos disponibilizam esse tipo de informação.

Figura 1- Britador de Mandíbulas

Figura 2- Moinho de bolas

2-CLASSIFICAÇÃO
Classificação é o processo de separação de partículas por tamanho. A classificação opera, geralmente, junto com as etapas de fragmentação.

A classificação de partículas controla os tamanhos que são gerados noprocesso de fragmentação e tem como objetivos principais:

• Verificar se o tamanho das partículas do minério está dentro das especificações de mercado. Esse é um objetivo da classificação muito utilizado para os minerais de uso direto na indústria, como a brita e a areia para a construção civil;
• Verificar se a granulometria produzida nos equipamentos de fragmentação atingiu o tamanho no qual aspartículas dos minerais de interesse (úteis) já se separaram fisicamente dos outros minerais que estão no minério.

Os equipamentos de classificação mais comuns são:

• Peneiras – utilizadas apenas para a classificação de partículas mais grosseiras, usualmente trabalham com os produtos da britagem. Podem operar a seco e a úmido;
• Classificadores mecânicos – operam com tamanho de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • beneficiamento de minério
  • Beneficiamento de Minérios
  • Beneficiamento de minérios
  • Beneficiamento de minério
  • Beneficiamento de minério
  • beneficiamento do minerio
  • Beneficiamento de minerios
  • Beneficiamento de minério de cobre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!