Beneficiamento de Minérios

Páginas: 17 (4107 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
Beneficiamento de Minérios

Introdução
Este trabalho apresenta as etapas de produção do zinco metálico, desde a extração
do minério bruto, até o seu refino, enfocando a etapa de beneficiamento que se inicia no
processo de britagem e finaliza–se com o processo de concentração, denominado de flotação.
Abordando de forma breve, aspectos gerais do zinco como: propriedades físicas equímicas,
reservas minerais do metal, a utilização industrial, a reciclagem e um processo diferenciado de
extração denominado de biolixiviação.

1-Aspectos gerais do zinco.
O zinco é um metal de cor branca-azulada, de forma cristalina hexagonal compacta, número atômico: 30; peso atômico:65,38g; densidade(a 25º c ):7,14; dureza: 2,5(escala de Mohs); ponto de fusão : 419º c (a pressão de 760mm deHg) e ponto de ebulição :920ºC. Há vestígios de peças de latão datadas de 1000-1400 a.C. na Palestina, e outros objetos com até 87% de zinco foram achados na antiga região da Transilvânia.
O zinco é encontrado na natureza principalmente sobre a forma de sulfetos, associado ao Pb, Cu, Ag e Fe (galena, calcopirita, argentita e pirita, dentre outros). O minério sulfetado de zinco está sujeito agrandes transformações na zona de oxidação formando óxidos, carbonatos e silicatos. As mineralizações ocorrem, principalmente, nas rochas calcárias que são as hospedeiras usuais.
Os principais minérios de zinco são: a blenda ou esfarelita (ZnFeS), willemita(Zn2 SiO4), smithsonita(ZnCO3), calamina ou hemimorfita (Zn4 Si2 O7,(OH)2.H2O), wurtzita(ZnFeS), franklinita(ZnMnF2O4),hidrocincita[2ZnO3.3Zn(OH)2] e zincita(ZnO), com destaque no caso do Brasil para os minérios calamina, willemita e esfarelita, o qual é o principal minério extraído.












Reservas do minério de zinco.
O zinco é o 23º elemento mais abundante na crosta terrestre. As jazidas mais ricas contém cerca de 10% de ferro e entre 40% e 50% de zinco. Os minerais dos quais se extrai o zinco são: óxidos, sulfetos,carbonatos, silicatos etc.
As reservas mundiais cuja exploração são economicamente viáveis, ultrapassam a casa dos 220 milhões de toneladas, a maior parte nos Estados Unidos, Austrália, China e Cazaquistão. As reservas mundiais (incluindo aquelas cuja extração atualmente não é viável) são estimadas em 2000 milhões de toneladas.
A produção mundial foi em 2003, segundo dados da Agência deProspecção Geológica dos Estados Unidos (US Geological Survey) de 8,5 milhões de toneladas, liderada pela China com 20% e Austrália com 19%. Estima-se que um terço do zinco consumido é reciclado.
As reservas brasileiras do minério de zinco, oficialmente aprovadas, são da ordem 102 milhões de toneladas (ano-base 2000), com uma participação 33% de reservas medidas, 33,1% indicadas e 33,9% inferidas.Quanto a distribuição espacial, 51,6% estão localizadas no estado de Minas Gerais (municípios de Vazantes e Paracatu), 32,2% no estado do Rio Grande do Sul (município São Sepe), 8,2% no estado do Pará (município de Marabá), 2,6% no estado da Bahia (municípios de Boquira e Irecê) e 5,4% nos estado do Paraná (municípios de Adrianópolis e Cerro Azul).

Produção do zinco
A produção do zinco começacom a extração do mineral, que pode ser realizada tanto a céu aberto como em jazidas subterrâneas. Os minerais extraídos são triturados e, posteriormente, submetidos a um processo denominado flotação, para a obtenção do mineral concentrado que logo depois passará para o processo de refino, gerando o zinco metálico que irá ser comercializado .


Extração
A extração do minério é subterrânea, e ométodo de extração empregado é o de câmaras e pilares, com galerias de acesso ao corpo mineralizado separadas entre si em níveis de, aproximadamente, 33m de profundidade. O acesso pessoal é feito por uma rampa e a extração de minério e estéril (ganga) é feita por um poço com profundidade de 300m, em um skip com capacidade de 10 toneladas.
O minério e o estéril são desmontados utilizando-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Beneficiamento de minérios
  • beneficiamento de minério
  • Beneficiamento de minérios
  • Beneficiamento de minério
  • Beneficiamento de minério
  • beneficiamento do minerio
  • Beneficiamento de minerios
  • Beneficiamento de minério de cobre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!