Benef cios e Malef cios da Radioatividade

1888 palavras 8 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ.
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
Disciplina: QUÍMICA I

BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA RADIOATIVIDADE

Aluna
Camila Leal Carvalho

Belém-PA
2015

Benefícios e Malefícios da Radioatividade
Radioatividade
Radioatividade é uma variante dos termos “radius” (latim), que tem o significado de “raio de luz”, mais “activus” (algo feito), juntando-se o sufixo “dade” para indicar uma situação, uma quantidade ou um estado de um objeto ou situação.
Radioatividade (ou radiatividade) é a propriedade de determinados tipos de elementos químicos radioativos emitirem radiações, um fenômeno que acontece de forma natural ou artificial.
O fenômeno da radioatividade foi observado pela primeira vez em 1896 quando o francês Henri Becquerel estudava os efeitos da luz solar sobre materiais fluorescentes, como o minério de urânio. À espera da melhora do tempo, que se apresentava nublado, guardou a amostra do minério numa gaveta. Ao retirá-la, alguns dias mais tarde, Becquerel observou que a pedra havia emitido radiações mesmo no escuro e obteve a primeira prova da existência da radioatividade natural. As teorias físicas modernas atribuem a origem da radioatividade a um grau de instabilidade interna do átomo (nuclídeo pai), que ao se converter em outro átomo (nuclídeo filho) alcança maior estabilidade.
Alguns átomos como os do Urânio, Rádio ou Tório são instáveis (resultado da combinação de nêutrons e prótons). A liberação de energia radioativa acontece quando há uma transformação do núcleo instável (desintegração nuclear) e o núcleo começa a perder partículas alfa, beta ou raios gama.
A radioatividade tem a propriedade característica de ionizar gases, atravessar corpos opacos, produzir fluorescência e até mesmo impressionar placas fotográficas, como se pode ver radiografias do corpo humano, uma das formas mais populares de sua utilização. A radioatividade é o resultado das radiações emitidas pelas substâncias através de

Relacionados