Benefícios do treinamento de força para Idosos

Páginas: 14 (3331 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

7 CONCLUSÕES E SUGESTÕES 9
REFERÊNCIAS 10












1 INTRODUÇÃO

A aptidão física pode ser entendida como a capacidade de realizar exercícios físicos, partindo dessa premissa a aptidão física divide-se em duas categorias: a aptidão física relacionada a performance a aptidão física relacionada a saúde. Segundo Nahas (2010), A aptidão físicarelacionada a saúde tem características que possibilitam mais energia para o trabalho e o lazer. Ainda segundo Nahas (2010) a aptidão física relacionada a performance inclui componentes necessários para uma performance máxima no trabalho ou nos esportes.
Estas valências são tratadas como pertencentes a aspectos da saúde, estudos mostraram que em pessoas com bons valores dessas valências possuem umaboa qualidade de vida, ou seja, são capacidades básicas para saúde. Diante desse ideal, uma solução para problemas referentes a saúde seria a manutenção dessas valências, ainda mais quando a se tratando de idosos. O envelhecimento é uma etapa da vida muito delicada, porque não possuímos mais a mesma qualidade física, e dentro disso, uns do maiores problemas é a perda de força muscular, chamada desarcopenia.
A sarcopenia é um dos fatores principais para perda de força muscular na velhice. A perda de força muscular pode gerar inúmeras complicações na vida dos idosos, dificultando suas tarefas do dia-a-dia, como, levantar da cama, fazer comida, caminhar, em jogos recreativos etc.
O estudo do presente trabalho foi mostrar através da revisão de literatura, quais seriam os benefícios que otreinamento de fora muscular pode trazer para os idosos, tendo em vistas todos os problemas que envolvem o envelhecimento. Para uma solução mais prática o treino de força muscular se torna uma excelente opção, pois, seus benefícios ajudam os idosos em suas atividades diárias, porque com os trabalhos de força muscular é possível recuperar e manter a força dos idosos, aumentando sua qualidade,evitando problemas como as quedas, falta de confiança para fazer alguma atividade, entre outras coisas. O profissional de educação física se torna agente responsável pela promoção e aquisição da qualidade de vida, portanto, o profissional pode e deve trabalhar com idosos visto que são a população que mais necessitam de qualidade de vida.
O profissional de educação física está habilitado e responsávelpelos exercícios, forma que será trabalhado os exercícios, angulações, dentro ou fora de uma academia, mas trabalhando o mesmo principio de treinos de força muscular.
2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1 APTIDÃO FÍSICA
Para o termo aptidão física Guedes (1996) define como:
"um estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um não apenas a realização das tarefas do cotidiano, asocupações ativas das horas de lazer e enfrentar emergências imprevistas sem fadiga excessiva, mas, também, evitar o aparecimento das funções hipocinéticas, enquanto funcionando no pico da capacidade intelectual e sentindo uma alegria de viver";
Logo a aptidão física é capacidade de realizar atividades físicas e ratificando essa ideia Lima (2002) afirma que a aptidão física é a capacidade funcional doindividuo de executar uma determinada tarefa.
A aptidão física tem duas diferenciações conceituais uma delas é a aptidão física relacionada performance motora que abrange componentes que fazem parte do rendimento como velocidade, equilíbrio, agilidade entre outras coisas, e outro conceito é referente a aptidão física relacionada a saúde que abrange componentes voltados para a saúde.
De acordo comMorrow Jr. (2003, p.178), “definimos a aptidão física relacionada à saúde como a obtenção ou manutenção das capacidades físicas que estão relacionadas à boa saúde ou à sua melhoria, tão necessárias ao desempenho das atividades diárias e ao conforto com os desafios físicos esperados e inesperados.”.
A aptidão física relacionada a saúde tem características que, em níveis adequados, possibilitam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Benefícios do Treinamento de Força para o idoso
  • beneficios do treinamento funcional para idosos
  • Benefícios do treinamento resistido para o idoso
  • Treinamento de força para idosos
  • Treinamento de força para idosos
  • TREINAMENTO DE FORÇA PARA IDOSOS
  • TREINAMENTO DE FORÇA COM IDOSOS
  • A importância do treinamento de força para a saude do idoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!