Benefícios culturais

Páginas: 25 (6213 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
SUMÁRIO




1- INTRODUÇÃO p.3


2 - BIOLOGICAMENTE CULTURAL p.4



3 - PLANEJANDO O INVESTIMENTO EM CULTURA PARA BENEFÍCIO DE SUA EMPRESA p.11


4. - BENEFÍCIOS DO MARKETING CULTURAL p.13

5. - EMPRESAS APOSTAM EM BENEFÍCIOS PARA SEGURAR OS TALENTOS p.13

6 - CONCLUSÃO p.15

















1- INTRODUÇÃO

Cultura é a totalidade dos padrões decomportamento socialmente transmitidos, artes, crenças, costumes e outros produtos do trabalho e do pensamento humano. Todo projeto deve funcionar dentro do contexto de uma ou mais normas culturais. Área de Influência que afeta a forma de como as pessoas e organizações interagem:
Práticas políticas, econômicas, demográficas, éticas, educacionais, étnicas e outras áreas de costume; Crenças e atitude.2 - BIOLOGICAMENTE CULTURAL



Sem dúvida, o homem se distingue dos demais seres vivos do planeta pelo seu modo de vida cultural altamente especializado, caracterizado pela transmissão de informações de geração a geração via experiência, e pelo uso da linguagem e de outras representações simbólicas.
O contexto cultural permite uma acumulação de informações dentro do grupo, que se reflete emcrenças, práticas e rituais. As formas de transmissão social variam desde mera exposição facilitadora de certos desempenhos a modelos mais experientes até instruções formais dirigidas. Entre outras coisas, a cultura dispensa o indivíduo de aprender por ensaio, tudo de novo, a cada geração, ao mesmo tempo em que permite a adição de novas aprendizagens decorrentes das experiências de cada um. Este arranjoparece possibilitar o ajustamento a uma grande variedade de desafios do meio, como a própria história da humanidade pode atestar.
Costumamos nos orgulhar desta capacidade, que nos distancia dos demais animais, que nos confere certo poder sobre as forças naturais e que, até certo ponto, parece nos libertar de nossa própria natureza.
Em parte, a idéia da peculiaridade se justifica. Embora aadaptação ao meio através de aprendizagem individual seja fato comum nos animais em geral, e ainda que os primatas apresentem alguma tendência à aprendizagem social e à transmissão cultural, no caso humano estes traços alcançaram níveis extremamente diferenciados.
Entretanto, o arranjo cultural não é tão simples, direto e eficiente, e nem tão ilimitadamente ajustável a desafios. Além disto, as relaçõesentre natureza humana e cultura são muito mais complexas do que pode parecer à primeira vista. Inclusive, é possível que um entendimento aprofundado desta questão possa representar uma verdadeira chave para a compreensão da humanidade.
O modo de vida estritamente cultural impõe uma série de exigências para seu funcionamento. Para começar, aumenta muito a importância da proximidade e das relaçõessociais por um lado, e da inteligência, por outro. Nenhuma espécie envereda por um caminho destes impunemente. Dentro de um jogo complicado, pode-se pensar que a cultura, ao aumentar as chances de sobrevivência do grupo, também aumenta a sua dependência da cultura para sobreviver. Ao mesmo tempo em que liberta, submete.
Escapa-se de uma armadilha, entrando em outra.
Compreender o impacto da cultura naevolução humana tem sido um desafio constante.
Ao que tudo indica, assim que nossos ancestrais desenvolveram uma dependência da cultura para sobreviver, a seleção natural começou a favorecer genes para o comportamento cultural.

Cultural antes de ser humano

A análise do registro fóssil, a partir dos primeiros sinais evidentes de uma estratégia cultural diferenciada, mostra uma evolução dabiologia e da cultura que esclarece o processo de estabelecimento da natureza cultural do homem.
Os sítios fósseis hominídeas de cerca de dois milhões de anos atrás, associados, ao que se sabe, ao Homo habilis, sugerem um forte comprometimento deste suposto ancestral com um modo de vida sócio-cultural, através de um extenso conjunto de instrumentos manufaturados de pedra. Usados para o processamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Beneficios
  • Beneficios
  • Beneficios
  • Benefícios
  • beneficios
  • BENEFICIOS
  • BENEFICIOS
  • Beneficios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!