Benedith anderson - comunidades imaginadas

Páginas: 4 (869 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
(P.3 ) Cap. 1: Raízes Culturais.
Não existem símbolos mais impressionantes da cultura moderna do nacionalismo do que os cenotáfios e o túmulo do soldado desconhecido. Contudo, estes túmulos vaziosestão carregados de imagens nacionais espectrais.
(P.3 ) Se o nacionalismo se importa tanto com a morte e a imortalidade, isso sugere sua grande afinidade com os imaginários religiosos. Com isso valea pena começar a avaliar as raízes do nacionalismo pela morte, o último elemento de uma série de fatalidades. A morte, assim como a herança genética pessoal, nosso sexo, a época em que viemos, nossascapacidades físicas, língua-materna, etc são fatores contingentes e inelutáveis.
(P.3 ) O grande mérito das religiões (fora seu papel na legitimação do sistema de dominação e exploração) é a suapreocupação com o homem no universo. Ela tenta explicar o por que. A religião se interessa pelos vínculos entre os mortos e os ainda não nascidos.
(P.3 ) O século XVIII na Europa marca o amanhecer donacionalismo e o anoitecer do pensamento religioso. A religião declinou, mas o sofrimento que ela ajudava a apaziguar não desapareceu.
Admite-se que os estados nacionais são “novos” e “históricos”, aopasso que as nações ao qual elas dão expressão política sempre assomam de um passado imemorável, seguindo a um futuro ilimitado. É a magia do nacionalismo que transforma o acaso em destino.
(P.3) Anderson não está sugerindo que o nacionalismo tenha substituído a religião. O que ele está fazendo é alinhando o nacionalismo não a ideologias políticas conscientemente adotadas, mas a sistemasculturais. Religião e nacionalismo foram estruturados de forma a serem incontestáveis.
(P. ) A Comunidade Religiosa.
Todas as comunidades clássicas se consideravam cosmicamente centrais, através de umalíngua sagrada ligada a uma ordem supra-terrena de poder. Essas comunidades clássicas ligadas por línguas sagradas tinham o caráter diferente das comunidades imaginadas das nações modernas: a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anderson, Benedict, comunidades imaginadas
  • Principios de Benedict Anderson sobre "Comunidades Imaginadas"
  • Fichamento do livro Comunidades Imaginadas, de Benedict Anderson
  • Comunidade imaginada
  • Anderson, benedict
  • As culturas nacionais como comunidades imaginadas
  • Fichamento texto Comunidades Imaginadas
  • Comunidades Imaginadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!