BENCHMARKETING COMO FERRAMENTA DE GESTÃOESTRATÉGICA

3730 palavras 15 páginas
JOSÉ VÁLTER BAT­­­ISTA DOS SANTOS

O BENCHMARKING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA NA INDÚSTRIA BANCÁRIA

UNINOVE – UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO 2014
JOSÉ VÁLTER BATISTA DOS SANTOS

O BENCHMARKING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA NA INDÚSTRIA BANCÁRIA

Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Administração de Empresas, sob a orientação do prof. Odair Gomes Salles.

UNINOVE – UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO 2014
O BENCHMARKING COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA NA INDÚSTRIA BANCÁRIA

RESUMO

O presente trabalho apresenta o benchmarking como ferramenta de gestão estratégica para ramo da indústria bancária, demonstrando sua utilização por meio da abordagem dos seus diversos conceitos e de suas diversas definições e aplicabilidade. Os tipos de benchmarking existentes serão aqui elencados, bem como suas respectivas metodologias de implementação com vistas às inovações e aperfeiçoamentos dos processos já existentes, tendo sempre em conta o código de ética e das boas práticas negociais desse ramo da indústria. Este artigo apresenta ainda a definição de um conjunto de indicadores para benchmarking, uma estrutura para avaliação do grau de maturidade dos sistemas de indicadores da indústria, assim como a identificação das melhorias implementadas nos sistemas de indicadores dessas organizações.

Palavras-chaves- Benchmarking. Ferramenta. Inovação. Indústria. Bancária.
INTRODUÇÃO

Ferramentas de medição de desempenho de produtos e serviços como o Benchmarking sempre tiveram importante papel na indústria. Essas ferramentas proporcionam informações descritivas e interpretativas, assim como previsões a respeito da natureza e estrutura do mercado, analisando os fenômenos que caracterizam as suas possíveis transformações; fornecendo dessa forma, subsídios vitais para a definição dos objetivos e do planejamento estratégico de atuação das organizações do mercado

Relacionados