BENCHIMARKRTING

1973 palavras 8 páginas
ESTUDO DE TRÊS CASOS DE BENCHMARKING

INTRODUÇÃO

A seguir, serão apresentados três cases de empresas que utilizaram o benchmarking e tiveram sucesso. As empresas apresentadas, além de realizarem benchmarking em empresas que competiam pelo mesmo mercado, também implantaram processos com a finalidade de alcançar resultados semelhantes aos dessas empresas.

CASO 1

MELHORES PRÁTICAS NO SETOR DE PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO

A Companhia Internacional Fletcher Challenge, com sede na Nova Zelândia, é formada por quatro setores principais: setor de papéis, setor de construção, setor de energia e setor florestal, os quais operam sob uma mesma direção.
Vamos nos concentrar, porém, apenas na análise crítica do setor de produtos de construção, que abrange a produção e a distribuição de madeira, alumínio e outros materiais de construção. O objetivo do grupo de estudo foi, primeiramente, "buscar fornecedores de classe mundial de soluções para o setor de construção". Tal objetivo só poderia ser alcançado se o benchmarking fosse também de classe mundial e, mais importante ainda, se a companhia estivesse seguindo as práticas apropriadas.
Não demorou para que a alta administração da empresa percebesse a necessidade de realizar um benchmarking de suas próprias práticas de trabalho como processos finais, comparando-as com as práticas das melhores organizações no ramo. A fim de identificar oportunidades, a companhia também fez questão de transmitir a todos os sócios do grupo, de forma bastante significativa, a idéia de "melhores práticas" e o desejo de buscar a excelência. Para tanto, criaram um logotipo em que aparece a linha do horizonte, refletindo a indústria da construção na qual opera o setor; uma estrela, como símbolo da excelência; e um círculo, simbolizando o mundo; ou seja, um logotipo simbolizando as melhores práticas e a excelência global. O terceiro passo foi começar a utilizar melhores práticas, buscando incessantemente a excelência em cada aspecto do trabalho.

Relacionados