Ben nicholson feb.2853 (vertical seconds)

367 palavras 2 páginas
Ben Nicholson
FEB. 2853 (vertical seconds)

Francis Bacon
Estudo n 1 do retrato de Inocêncio Velázquez

Nicholson e Bacon são os dois principais pintores da Inglaterra. Nicholson entendia que a cultura figurativa moderna se encontrava na pintura francesa.
Na origem de todos os quadros de Nicholson, encontra uma paisagem ou uma natureza morta; transpõe a noção para termos geométricos por ser a geometria a linguagem da razão. A noção comum, de uma cidade permanecem apenas os cubos das casas, de uma colina o contorno, do jarro a curvatura. Então entra a perspectiva , sistema comprovado de relações , principio de proporções. Apesar da redução do espaço , da luz, da cor e da tendência à abstração, a pintura de Nicholson ainda é uma pintura de paisagem; mas sempre em contraste com o “barroco”. Já Bacon, é o extremo do barroco, pela civilizada sobriedade de seus “sentimentos sociais” e pela honestidade de sua paisagem seleta, porém objetiva. Nicholson é o ultimo expoente da poética inglesa do “pitoresco”. O “pitoresco”chega ao espaço sem objetos ou figuras; o sublime chega ao objeto ou à figura sem o espaço.
Bacon o ultimo herdeiro do “sublime”, sublima mas não idealiza, para ele o sublime não é o super, e sim o subumano, não o sacro ou o divino, e sim o demoníaco. Bacon analisou o retrato de Inocêncio X, de Velázquez. No mesmo, deslocou a figura para a direita, eliminou os ornamentos da poltrona, a figura se deforma, enfim, ele desfigurou a figura de Velázquez; inverte sua expressão, de forte em fraco.

Diego Rivera A Execução do imperador Maximiliano

David Alfaro Siqueiros Morte ao Invasor

A revolução Mexicana de 1910 foi um movimento popular nacional. Após a vitoria das forças revolucionárias, os primeiros governos democráticos procuraram a colaboração dos artistas para a formação cultural do povo e a reforma do ensino. Os pioneiros da nova escola mexicana são Orozco e Rivera. Orozco é um narrador impetuoso, com uma oratória própria de

Relacionados