Bem-estar subjetivo: um estudo com adolescentes trabalhadores

Páginas: 3 (546 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
DISCCIPLINA: PSICOLOGIA, GESTÃO E TRABALHO
DOCENTE: SONIA GONDIM E VITOR
DISCENTE: KARINE SANTOS

Resenha
Arteche, A .X; Bandeira, D.R.Bem-estar subjetivo: um estudo com adolescentes trabalhadores. Psico-USF, v. 8, n. 2, p. 193-201, Jul./Dez. 2003

O texto aborda sobre o bem-estar subjetivo entre adolescentes trabalhadores, paraisso foi realizada uma pesquisa comparando adolescentes em dois distintos regimes de trabalho e adolescentes não trabalhadores. Essa pesquisa foi realizada com 193 jovens, com idades entre 14 e 17 anosde idade.

No primeiro momento os autores trazem uma revisão teórica sobre o bem-estar-subjetivo que passou a ser compreendido como uma variável multifacetada composta tanto de elementos quantonegativos (Diener, Suh, Lucas & Smith, 1999) positivos. O modelo explicativo mais aceito atualmente, inclusive para crianças (Huebner & Dew, 1996) e adolescentes (Wilkinson & Walford, 1998), entende esseconstruto como sendo composto por três fatores: satisfação devida (componente cognitivo), afeto positivo e afeto negativo (componentes afetivos). Cada um destes pode ainda ser subdividido emsubfatores, como os domínios casamento e amizade, na satisfação de vida, e as emoções alegria e afeição, no afeto positivo (Diener, Suh & Oishi, 1997).

A situação laboral é considerada um importantemarcador na determinação do curso da adolescência. Na busca de um olhar mais aprofundado para esta variável, a presente pesquisa buscou verificar como estão se sentindo os adolescentes estudantes emsituação de risco social, tanto aqueles que não trabalham, quanto àqueles que trabalham em empregos regulares e em projetos sociais, no regime de trabalho educativo.
Os altos escores de satisfação de vidapodem ser entendidos com base em três correntes. Uma delas seria o modelo de equilíbrio dinâmico, no qual fatores de personalidade mediariam a linha base de satisfação. Uma segunda explicação seria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bem estar subjetivo
  • Bem estar subjetivo
  • Bem estar psicológico e adolescentes
  • o bem-estar psicológico em adolescentes
  • Bem estar subjetivo no Trabalho Voluntário
  • Campanha saude e bem estar trabalhador
  • Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador
  • Guarda: atendendo o bem-estar da criança e do adolescente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!