Behviorismo

547 palavras 3 páginas
O que é Behaviorismo:
Behaviorismo, também conhecido comocomportamentalismo, é uma área da psicologia, que tem o comportamento como objeto de estudo.
O behaviorismo surgiu como oposição ao funcionalismo e estruturalismo, e é uma das três principais correntes da psicologia, juntamente com a psicologia da forma (Gestalt) e psicologia analítica (psicanálise).
Esta palavra tem origem no termo behavior, que em inglês significa comportamento ou conduta.
Behaviorismo Clássico
A Psicologia S-R (Estimulo-Resposta)
A proposta de Watson era abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco da Psicologia, até então mentalista, para o comportamento observável.
Para o Behaviorista Clássico, um comportamento é sempre uma resposta a um estímulo específico.
É importante notar, porém, que Watson em momento algum nega a existência de processos mentais.
Neobehaviorismo Mediacional
O Behaviorismo Clássico postulava que todo comportamento poderia ser modelado por conexões S-R (Estimulo-Resposta); entretanto, vários comportamentos não puderam ser modelados desta maneira. Em resposta a isso, vários psicólogos propuseram modelos behavioristas diferentes em complemento ao Behaviorismo Watsoniano.
Edward C. Tolman
Tolman publicou, em 1932, o livro Purposive behavior in animal and men. Esse modelo apresentava um esquema S-O-R (estímulo-organismo-resposta) onde, entre o estímulo e a resposta, o organismo passa por eventos mediacionais, que Tolman chama de variáveis intervenientes (em oposição às variáveis independentes, i. e. os estímulos, e às variáveis dependentes, i. e. as respostas)
Clark L. Hull
Em 1943, a publicação, por Clark L. Hull, do livro Principles of Behavior marca o surgimento de um novo pensamento comportamentalista, ainda baseada o paradigma S-O-R, que viria a se opor ao behaviorismo de Tolman.
Hull, assim como Tolman, defendia a idéia de uma análise do comportamento baseada na idéia de

Relacionados

  • ATPS de psicologia
    3032 palavras | 13 páginas