BEHAVORISMO

2253 palavras 10 páginas
BEHAVIORISMO

Pode-se dizer que o primeiro behaviorista explícito foi John B. Watson (considerado o pai do behaviorismo), que em 1913 lançou um manifesto conhecido como “A Psicologia vista por um behaviorista”.
Ele não estava propondo uma nova ciência, mas sim defendendo a idéia de que a Psicologia deveria ser redefinida como uma ciência que estuda o comportamento. Grande parte dos psicólogos da época acreditava que seus estudos baseados em processos mentais que ocorriam em um mundo mental consciente estavam plenamente adequados ao estudo da Psicologia. Obviamente não estavam dispostos a concordar com as idéias de Watson. "Sendo o behaviorismo um conjunto de idéias sobre essa ciência chamada de análise do comportamento, e não a ciência ela própria, o behaviorismo não é propriamente uma ciência, mas uma filosofia da ciência. Como filosofia do comportamento, entretanto, aborda tópicos que muito prezamos e que devemos e não devemos fazer. Oferece uma visão alternativa que muitas vezes vai contra o pensamento tradicional sobre o agir, já que as visões tradicionais não têm pautado pela ciência." (BAUM, 1999. p.21). Há estudos que datam da Idade Média que tratam de maneiras de se explicar o comportamento dos indivíduos. Segundo Maria Amélia Matos o homem é concebido de duas naturezas, uma divina e uma material, ou uma mental e uma física. Em sua natureza mental, conhecida também como mentalismo, as idéias ou imagens se fariam somente através da introspecção, através de um auto-exame da consciência, seriam reveladas através de uma ação, gesto ou palavra. O behaviorismo surgiu em oposição ao mentalismo. Watson o criador do behaviorismo, acreditava que poderíamos fazer daquilo que podemos observar um ramo de estudo da Psicologia, assim se explica a expressão “oposição ao mentalismo”, realizar experimentos e tirar conclusões através da observação do comportamento. Por isso a observação é um ponto fundamental para o behaviorismo, através dela se pode estudar o

Relacionados

  • tradução: O Adam Smith Problem in Reverse : Auto- Interesse em A Riqueza das Nações e A Teoria dos Sentimentos Morais - Maria Pia Paganelli.
    8652 palavras | 35 páginas
  • A natureza comportamental da mente
    89688 palavras | 359 páginas