Behavirosimo, Gestalt e Psicanalise

1996 palavras 8 páginas
Psicologia
História da Psicologia

Behaviorismo, Gestalt e Psicanalise.

Behaviorismo, Gestalt e Psicanalise.

Analise das escolas psicológicas Gestalt, Behaviorismo e Psicanalise; seus principais expoentes e momento histórico que propicia sua fundamentação.

Behaviorismo
O Behaviorismo cresceu em contrapartida as idéias estruturalistas e seus métodos de introspecção. Na época alguns estudiosos tinham duvidas crescentes no que se referia a tal método, bastante laboratorial e ao objeto de estudo, que tinha sido até então os estados mentais.
Dessa forma surge a idéia behaviorista de estudar o comportamento, tendo em vista uma base que já havia sido usada desde a Grécia Antiga. A idéia era simples, o ser humano não tinha nada de inato em sua mente, ou seja, tudo que o individuo aprendia era ensinado. Essa idéia veio de estudos publicados pelo russo Ivan Pavlov (1849-1936), ele efetuou testes com essa base em animais, condicionando, por exemplo, cachorros a certos estímulos ligados a sua alimentação. Esses estudos foram realizados durante anos em animais e forma publicados em 1903. Em 1913 durante uma conferencia sobre o estudo do comportamento, (que seria posteriormente conhecida como o manifesto behaviorista) o americano John B. Watson (1878-1958) demonstrou a oportunidade de realizar novos testes porem em humanos.
Os estudos de Watson visavam mostrar que qualquer qualidade humana, tida até então por outras vertentes psicológicas como instintiva ou até mesmo hereditária, poderia ser ensinada, por meio do condicionamento do individuo a isso, ou seja, até mesmo os medos poderiam ser condicionados, e encontrou solo fértil nos Estados Unidos, onde a idéia foi bem recebida sendo usada por educadores para condicionar seus alunos em busca de um melhor aprendizado.
Essa ideia foi contraposta posteriormente por outro americano chamado Burrhus Frederic Skinner (1904-1990), que dizia que a parte mais importante do

Relacionados