Behaviosrismo, gestalt e psicanálise

782 palavras 4 páginas
Behaviorismo
Gestalt
Psicanálise

Salvador, 02 de Abril de 2012.

Aluno: Bruno Charles Brandão
Centro Universitário Estácio FIB
Curso: Marke ng 2012.1

O que é Behaviorismo e o que se entende como comportamento na teoria?
Termo u lizado inicialmente em 1913 por John B. Watson, a palavra “Behavior” significa ''comportamento'', um ramo de experiências onde o comportamento é visto como o objeto mais adequado para o estudo da psicologia. O Behaviorismo surgiu como uma oposição à introspecção, que lidava com o comportamento através de sua descrição e funcionamento interior, rando o foco da psicologia, vista até então como mentalista e ligada a processos mentais para o comportamento observável. A previsão e o controle do comportamento definiramse com análises ligadas a respostas e es mulos, inves gadas através dos métodos da ciência natural; ou seja, o comportamento é sempre uma resposta a um es mulo específico.
O comportamento era visto como uma ação isolada do sujeito, e com o passar do tempo esta teoria sofreu modificações em seu real sen do já que se criou uma relação entre comportamento e ambiente, a construção e o desenvolvimento do indivíduo estavam fortemente ligados à influência do meio em que o mesmo encontrava-se inserido, criando assim uma interação entre o ambiente e o sujeito.
Houve alguns outros modelos behavioristas, que na verdade surgiram como complemento, buscando modelar o comportamento não somente com conexões de estímulo e resposta. O Behaviorismo Metodológico e Radical foram alguns deles.
Para Behaviorismo pode-se explicar o comportamento, sem ter a necessidade de recorrer a estudos e esquemas mentais e psicológicos internos. A causa dos meios externos em que se encontra cada indivíduo era vista como forma de se estudar o comportamento, tendo como a observação o ponto fundamental para se aprofundar no objeto de estudo e assim rar conclusões para a realização de experimentos.
O que é Gestalt e o que se entende como

Relacionados