Behaviorista

Páginas: 8 (1801 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Petrolina de Goiás,15 de Setembro de 2012-09-12
Moderna Educacional
Acadêmica ; Maria Izildinha
Professor.

TRABALHO DE PSICOLOGIA
Responda as questões dos seguintes capítulos:
Capítulo 3 ==> questões 2 e 3
2. Para os behavioristas, qual é o objeto da Psicologia e como é caracterizado?
Behavior" significa "comportamento" e ele definiu como: "Um ramoexperimental e puramente objetivo da ciência natural. “A sua meta é a previsão e controle do comportamento, Watson postulava o comportamento como objeto da Psicologia”. Não leva em conta os fatores internos das pessoas, leva em conta que os comportamentos humanos são aprendidos em decorrência do ambiente.
O sentido de "Behaviorismo" foi sendo modificado com o correr do tempo e hoje jánão se entende o comportamento como uma ação isolada do sujeito, mas uma interação entre o ambiente (onde o "fazer" acontece) e o sujeito (aquele que "faz"), passando o "Behaviorismo" a se dedicar ao estudo das interações entre o sujeito e o ambiente, e as ações desse sujeito (suas respostas) e o ambiente (os estímulos). Com analise de tarefas previamente planejadas da mais simples para a maiscomplexa e a recompensa aprendizagem por condicionamento.
3. Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?

O Behaviorismo não é a ciência do comportamento humano, mas, sim, a filosofia dessa ciência.
É o ramo a filosofia da psicologia que estuda a lama, mas como a alma não pode ser observada passou a se estudar os comportamentos.
Limita-se à previsão e ao controle do comportamento e não apreende oser, ou a natureza essencial do homem.
O Behaviorismo estuda as respostas por isso recorrem a filosofia,e estanca o estimulo do meio natural.
O home é uma tabua rasa,sem memória e que por planejamento podemos fazer o que quiser dela.

Capítulo 5 ==> questões 4, 5, 6 e 12

4. Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho
psíquico?
Asteorias científicas surgem influenciadas pelas condições da vida social, nos seus aspectos econômicos, políticos, culturais etc.
São produtos históricos criados por homens concretos, que vivem os seus tempos e contribuem ou alteram, radicalmente, o desenvolvimento da Ciência.
O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional.Enquanto teoria caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica. Freud publicou uma extensa obra, durante toda a sua vida, relatando suas descobertas e formulando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana. A Psicanálise, enquanto método de investigação caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado ocultodaquilo que são manifestos através de ações e palavras ou através das produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres. A prática profissional refere-se à forma de tratamento psicológico (a análise), que visa à cura ou o autoconhecimento.

5.O que Freud descobriu de importante sobre a sexualidade?

Freud descobriu três fases da sexualidade humana que se diferenciam pelosórgãos que sentira prazer e pelos objetos ou seres que dão prazer. Essas fases se desenvolvera entre os primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos, ligadas ao desenvolvimento do Id:

6.Como se caracterizam as fases do desenvolvimento sexual?
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL SEGUNDO FREUD

Fase Oral
Período: de 0 a 1 ano aproximadamente. Características principais: a região do corpoque proporciona maior prazer à criança e a boca. É pela boca que a criança entra em contacto com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objecto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de a alimentar proporciona satisfação ao bebê.

Fase Anal

Período: 2 a 4 anos aproximadamente: Características: Neste período a criança passa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • behaviorista
  • behaviorista
  • Behaviorista
  • A TEORIA BEHAVIORISTA
  • Behaviorista de Skinner
  • Teoria behaviorista
  • Escola Behaviorista
  • Teoria behaviorista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!