Behaviorista de Skinner

Páginas: 4 (904 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
Skinner

Nas graduações e pós-graduações de Educação, são comuns a existência de disciplinas que abordam as Teorias de Aprendizagem. Dessa forma, esse texto visa argumentar sobre alguns pontosimportantes da Teoria de Aprendizagem segundo Skinner.

“Burrhus Frederic Skinner nasceu em 1904 na cidade de Susquehanna, no Estado da Pennsylvania, Estados Unidos. Concluiu o segundo grau em 1922, nomesmo ano entrou na universidade Hamilton College. Graduou-se em literatura inglesa e línguas românicas, em 1926, e, com essa formação, Skinner decidiu ser escritor. Essa idéia foi abandonada em 1928quando resolveu fazer o curso de pós-graduação em Psicologia, se inscrevendo no programa de Psicologia Experimental, em Harvard University. Obteve os títulos de Mestrado e Doutorado, em 1930 e 1931,respectivamente. Após o doutoramento, permaneceu em Harvard, até 1936, com um apoio financeiro para fazer pesquisas”1.
A palavra chave da teoria de Skinner é comportamento. Para ele, a aprendizagemconcentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis.
Na sala de aula, a repetição mecânica deve ser incentivada, pois esta leva à memorização e assim aoaprendizado.
O ensino é obtido quando o que precisa ser ensinado pode ser colocado sob condições de controle e sob comportamentos observáveis.
Os comportamentos são obtidos punindo o comportamento nãodesejado e reforçado ou incentivado o comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne automático.
Dessa forma, segundo Skinner, a aprendizagem concentra-se na aquisição de novoscomportamentos.
A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada.
De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor.Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado.
O papel do professor é criar ou modificar comportamentos para que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A TEORIA BEHAVIORISTA DE SKINNER
  • Teoria behaviorista de Skinner
  • Teoria Behaviorista de Skinner
  • Teoria Behaviorista de Skinner e concepções de aprendizagem
  • TEORIA BEHAVIORISTA (Skinner) e TEORIA CONSTRURIVISTA (Piaget)
  • behaviorista
  • behaviorista
  • Behaviorista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!