BEHAVIORISMO

819 palavras 4 páginas
BEHAVIORISMO também designado de comportamentalismo é o conjunto das teorias psicológicas (dentre elas a Análise do Comportamento, a Psicologia Objetiva) que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. Comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção.
A finalidade da Psicologia seria, então, prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo.
*Psicanálise estuda o inconsciente do indivíduo usando sempre a Hipnose pelo comportamento passado. Sendo uma análise do psíquico da pessoa onde tudo se passa pela sua cabeça, mas geralmente a psicanálise é algo consentido e analisado pela aceita, ou até mesmo, procura ser observado e analisado por especialistas concedidos por nossas atitudes e nossos deveres.

*Behaviorismo é a análise do comportamento de cada pessoa, tendo como objetivo perceber os fatores que fizeram nascer esse comportamento, (Tem como Behaviorismo enquanto não-ofensivo, entretanto alguns behavioristas põem a análise acima do objeto analisado, tratando este como um simples meio de pesquisa, não como uma vida). Tendo como semelhança com o comportamento do indivíduo, sem dar importância a genética ou atividades mentais da Psicanálise.
*Gestalt é uma análise individual de vários fatores. Tipo: em um grupo, analisam-se cada pessoa desse grupo, depois se analisa o grupo por si só, como outro fator. Mas a análise do grupo não substitui a análise individual, pois assim tem alguma semelhança com o Behaviorismo.

A psicanálise, na verdade não é uma escola da psicologia, é uma área do conhecimento independente, que surgiu como uma forma alternativa de dar conta do sofrimento psíquico e de entender o funcionamento mental como um todo. Suas noções e hipóteses teóricas são forjadas e articuladas de maneira a constituir modelos para a compreensão de fenômenos psíquicos que

Relacionados