behaviorismo

Páginas: 2 (463 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
Assim, qualquer modificação orgânica resultante de um estímulo do meio-ambiente pode provocar as manifestações do comportamento, principalmente mudanças no sistema glandular e também no motor. Masnem toda conduta individual pode ser detectada seguindo-se esse modelo teórico, daí a geração de outras teses. Eduard C. Tolman propõe o Neobehaviorismo Mediacional ao publicar, em 1932, sua obraPurposive behavior in animal and men. Na sua teoria, o organismo trabalha como mediador entre o estímulo e a resposta, ou seja, ele atravessa etapas que Tolman denomina de variáveis intervenientes - elosconectivos entre estímulos e respostas -, estas sim consideradas ações internas, conhecidas como  HYPERLINK "http://www.infoescola.com/psicologia/gestalt/" gestalt-sinais.
Esta linha de pensamentoconduz a uma tese sobre o sistema de aprendizagem, apoiada sobre mapas cognitivos – interações estímulo-estímulo – gerados nos mecanismos cerebrais. Assim, para cada grupo de estímulos o indivíduoproduz um comportamento diferente e, de certa forma, previsível. Tolman, ao contrário de Watson, vale-se dos processos mentais em suas pesquisas, reestruturando a linha mentalista através da simbologiacomportamental. Ele via também no comportamento uma intencionalidade, um objetivo a ser alcançado, com traços de uma intensa persistência na perseguição desta meta. Por estas características presentes emsua teoria, este autor é considerado, portanto, um precursor da Psicologia Cognitiva.
Skinner criou, na década de 40, o Behaviorismo Radical, como uma proposta filosófica sobre o comportamento dohomem. Ele foi radicalmente contra causas internas, ou seja, mentais, para explicar a conduta humana e negou também a realidade e a atuação dos elementos cognitivos, opondo-se à concepção de Watson, quesó não estendia seus estudos aos fenômenos mentais pelas limitações da metodologia, não por eles serem irreais. Skinner recusa-se igualmente a crer na existência das variáveis mediacionais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Behaviorismo
  • Behaviorismo
  • Behaviorismo
  • BEHAVIORÍSMO
  • behaviorismo
  • behaviorismo
  • behaviorismo
  • behaviorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!