BEHAVIORISMO

393 palavras 2 páginas
Behaviorismo:
Corrente fundada por Watson, que, em oposição ao introspeccionismo, propôs uma psicologia experimental cujo objeto de estudo fosse o comportamento observável. Centrado no conceito de condicionamento reflexo, de Pavlov, o “behaviorismo clássico” watsoniano atribuiu papel primordial ao ambiente no processo de aprendizagem e na formação da personalidade. Um avanço importante no campo do behaviorismo, ou da “análise do comportamento”, deu-se, posteriormente, com o advento do conceito de condicionamento operante, sugerido por Skinner.
Condicionamento reflexo = é o processo pelo qual um estímulo inicialmente neutro, ao ser pareado com um estímulo incondicionado, adquire a possibilidade de produzir uma resposta no organismo. (Exemplo: No experimento feito por Pavlov com um cão, verificou-se que, depois de a comida – estímulo incondicionado – ter sido apresentada várias vezes junto com o som de uma sineta – estímulo neutro -, o comportamento de salivar, inicialmente decorrente da apresentação da comida, passou a ser desencadeado apenas pelo barulho da sineta, que se tornou um estímulo condicionado/aprendido) Condicionamento Operante = é um processo pelo qual a resposta de um indivíduo é seguida por uma consequência (positiva ou negativa), e essa consequência faz com que a resposta se repita ou tenha sua ocorrência diminuída. (Exemplo: quando, em laboratório, um rato pressiona uma barra e a seguir recebe comida, a consequência “comida” tende a aumentar a frequência com que ocorre o comportamento de pressionar a barra)

Pré – História:
Explicações sobre o homem e sua conduta de cunho sobrenatural.
Filósofos gregos:
Sócrates – Define como principal característica do ser humano a razão
Platão – Definiu a razão na cabeça. Junto com Sócrates foi responsável por despertar o interesse pela natureza do homem.
Aristóteles – Escreveu o tratado filosófico “De Anima”. Estuda as diferenças entre razão, percepção e sensações.
Idade

Relacionados