BEHAVIORISMO

619 palavras 3 páginas
Behaviorismo

1- Enfoca seus estudos o papel e a influencia dos estímulos ambientais na determinação de nossas ações, ou seja, o foco é o exterior do individuo, ao comportar-se o individuo provoca alterações no ambiente e este ao mesmo tempo altera o modo como ele se comporta, usa a teoria do reforço negativo ou positivo para obter o resultado desejado.
Principais autores: John Broadus Watson (1878-1958, Edward Lee Thorndike (1874-1949), Ivan P. Pavlov (1849-1936), Burrhus Frederic Skinner (1904-1990).
2 - O professor é o centro, impõe o que esta sendo ensinado aos alunos preocupa-se com o resultado final e não se o aluno realmente entendeu o conteúdo ensinado. Para isso utilizam reforços chamados estímulos que podem ser negativo (todo o evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove) ou positivo (todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o produz). O professor é como se fosse treinador dos alunos ao controlar o seu comportamento ao ensinar.
3- Explicar um fenômeno significa demonstrar sua funcionalidade assumir o controle sobre ele, na medida em que conhecemos nossos alunos em que sabemos quais conseqüências tem um valor reforçador para ele e a partir disso planejamos uma seqüência possamos aumentar a probabilidade de que ele passe a se comportar de acordo aos objetivos previamente estabelecidos na relação ensino aprendizagem. É obter controle através de recompensas ou punições.
4- O professor observa o comportamento do aluno (momentos prazerosos) buscando compreender os esquemas de reforço presente. Exige que o professor planeje as atividades dos educando especificando o que eles deverão fazer em que circunstancias e estabelecer as conseqüências, cabe a quem ensina ser capaz de arranjar as contingências de reforços de forma a facilitar a aprendizagem.
5- Checa se o aluno conseguiu atingir o que era esperado, avaliação não é para dizer se o aluno aprendeu e sim para avaliar se o professor é bom já que ele tem o papel

Relacionados