Behaviorismo

Páginas: 6 (1334 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1. INTRODUÇÃO

O termo inglês behavior significa “comportamento”; por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo e, também, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento, entendido como interação indivíduo-ambiente, é a unidade básica de descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento.No início do século XX, a Psicologia buscava seu reconhecimento como ciência. A definição clara e precisa de um objeto e a utilização de procedimentos objetivos de estudo eram fundamentais para que se pudesse ocupar lugar ao lado das ciências já reconhecidas.

Sendo um conjunto de idéias sobre essa ciência chamada de análise comportamental, e não a ciência em si, o behaviorismo não épropriamente uma ciência, mas uma filosofia da ciência. Como filosofia do comportamento, entretanto, aborda tópicos que muito prezamos e que nos tocam de perto: por que fazemos o que fazemos, e o que devemos e não devemos fazer. Oferece uma visão alternativa que muitas vezes vai contra o pensamento tradicional sobre o agir, já que as visões tradicionais não se tem pautado pela ciência.2. BEHAVIORISMO: O ESTUDO DO COMPORTAMENTO

Inaugurado pelo americano John B. Watson, o termo inglês behavior significa “comportamento”, teoria comportamental, análise experimental do comportamento e análise do comportamento.

Os psicólogos da época vinham buscando um objeto observável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentescondições e sujeitos.

Os behavioristas foram os primeiros da ciência, a observarem os critérios de objetividade

Esses critérios foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência. Watson buscava a construção de uma Psicologia livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, atendendo, dessa maneira, às características da ciência de previsão de controle.Hoje, o behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente, entre as ações do individuo (respostas) e o ambiente (estimulações).

Os psicólogos dessa abordagem, chegaram aos termos de “resposta” e “estímulo” para se referirem aquilo que o organismo faz e as variáveis ambientais que interagem com o sujeito. Para explicar a adoção desses termos, duasrazões podem ser apontadas: uma metodologia e outra histórica.

A razão metodológica deve-se ao fato de que os analistas experimentais do comportamento tomaram como modo preferencial de investigação, o método experimental e analítico.
A razão histórica refere-se aos termos escolhidos e popularizados mantidos por estudiosos do comportamento. 
3. A ANÁLISE EXPERIMENTAL DOCOMPORTAMENTO

O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson foi B.F Skinner (1904-1990).

O behaviorismo de Skinner tem influenciado muitos psicólogos americanos e de vários países onde a Psicologia americana tem grande penetração, como o Brasil. Conhecida por Behaviorismo Radical, para designar uma filosofia da ciência do comportamento (que ele se propôs a defender) por meio daanálise experimental do comportamento.

A base da corrente skinneriana está na formulação do comportamento operante.

3.1 O comportamento respondente

O comportamento respondente é o que usualmente chamamos de “não voluntário” e inclui as respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente.

Esses comportamentos respondentes, são interações estímulo-resposta(ambiente-sujeito) incondicionadas. Quando tais estímulos são temporalmente pareados com estímulos eliciadores, podem, em certas condições, eliciar respostas semelhantes as deles.

No início dos anos 1930, na Universidade de Harvard (Estados Unidos), Skinner começou o estudo do comportamento operante pelo comportamento respondente, que se tornara a unidade básica de análise, ou seja, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Behaviorismo
  • Behaviorismo
  • Behaviorismo
  • BEHAVIORÍSMO
  • behaviorismo
  • behaviorismo
  • behaviorismo
  • behaviorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!