BEHAVIORISMO

3449 palavras 14 páginas
1. INTRODUÇÃO O termo behaviorismo vem de "bahaviour" em inglês, ou do americano "behaveior", que significa comportamento. A teoria Behaviorista é conhecida também por comportamentalista ou teoria comportamental, pois vê o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia.
A sua meta é a previsão e controle do comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. É a parte da psicologia que diz ser o sujeito determinado pelo ambiente.
2. ANTECEDENTES
Na Idade Média, a igreja explicava a ação e o comportamento do homem pela posse de uma alma. Depois, os cientistas o faziam pela existência de uma mente. Ambas as posições são essencialmente dualistas: na primeira posição o homem é concebido como tendo uma natureza divina, onde as faculdades ou capacidades da alma causavam e explicavam o comportamento do homem. Na segunda posição o homem é concebido como tendo uma natureza material ou mental, onde os objetos e eventos criavam idéias em suas mentes e essas idéias geravam seu comportamento. Na década de 1890, a psicologia já estava consolidada como disciplina científica, independentemente de suas origens filosóficas, laboratórios e departamentos universitários que haviam sido fundados na Europa e no Estados Unidos.
3. ÍNICIO DO BEHAVORISMO
A introspecção achavam os cientistas da época, por definição subjetiva, que as teorias nela fundamentadas não podiam ser confirmadas nem refutadas. Se a psicologia queria ser incluída entre as ciências, deveria basear-se em fenômenos observáveis e mensuráveis. A solução foi estudar a manifestação dos processos mentais - o comportamento - sob condições laboratoriais estritamente controladas. Os experimentos behavioristas foram influenciados por experiências desenvolvidas por fisiologistas interessados em processos físicos. Sendo estes, Ivan Petrovich Pavlov (1849 - 1936) e Edward Thorndike (1874 - 1949).
Ivan Pavlov, grande estudioso de neurologia e

Relacionados