behaviorismo

Páginas: 4 (968 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2013

Behaviorismo

Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour (RU) ou behavior (EUA): comportamento, conduta), também designadode comportamentalismo, ou às vezes comportamentismoPB, é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. O comportamento geralmente édefinido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento. Historicamente, a observação e descrição docomportamento fez oposição ao uso do método de introspecção.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Behaviorismo
Condicionamento Classico
O condicionamento clássicoé um processo quedescreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos. O termo condicionamento clássico encontra-sehistoricamente vinculado à "psicologia daaprendizagem" ou ao "comportamentalismo" (Behaviorismo) de John B. Watson, Ivan Pavlov e Burrhus Frederic Skinner, também conhecido como sistema de punição erecompensa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_cl%C3%A1ssico


Comportamento Respondente
O Comportamento Respondente é um tipo de interação em que a resposta é emanadaimediatamente após a apresentação do estímulo. Ivan Pavlov descreveu a obtenção do comportamentorespondente condicionado como sendo formado por estímulos pareados que têm certa resposta. A forma maissimples do comportamento respondente é reminiscente ao que Aristóteleschamava de lei de contigüidade, que diz: "Quando duas coisas ocorrem juntas, o aparecimento de uma irá trazer a outra à mente". OComportamento respondente foi originalmente focado no comportamento respondente incondicionado, apresentado por inúmeras espécies. Qualquer reflexo pode ser condicionado a responder a um estímulo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Behaviorismo
  • Behaviorismo
  • Behaviorismo
  • BEHAVIORÍSMO
  • behaviorismo
  • behaviorismo
  • behaviorismo
  • Behaviorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!