BEHAVIORISMO

480 palavras 2 páginas
Universidade Católica do Salvador
Professor: Francisco Formigli Rebouças Filho Equipe: Andréa Ferreira Daila Carvalho Sâmara Mendonça: Thaisa Brito

QUESTIONAMENTO SOBRE O TEXTO: O BEHAVIORISMO

Salvador, 14 de agosto 2013

QUESTÕES DO TEXTO “O BEHAVIORISMO”
1)
Segundo o texto “O BEHAVORISMO” do livro Psicologias (introdução ao estudo de psicologia) de Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado e Maria de Lourdes Trassi Teixeira. Sabe- se que teve o seu inicio marcado com o lançamento de John Watson em 1913, O manifesto Behaviorista. Com esse manifesto levou um novo rumo à história da psicologia, influenciando vários setores do comportamento humano, nas teorias de aprendizagem, na personalidade e nas psicoterapias. Watson defendia uma perspectiva funcionalista para a psicologia, isto é, o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio, logo certos estímulos levariam o organismo a dar determinadas respostas.

Percebe-se que Watson considera os termos “respostas” e “estímulos” como estudo das interações entre o individuo e o ambiente. Partindo do pressuposto, duas razões são apontadas para a explicação desses termos. QUAIS? JUSTIFIQUEM.

As razões apontadas são: Razão metodológica e a Razão histórica.

A Razão metodológica no qual deve-se ao fato de que os analistas experimentais do comportamento tomaram, como modo preferencial de investigação, um método experimental e analítico. Com isso, os experimentadores sentiram a necessidade de dividir o objeto para efeito de investigação, chegando a unidades de análise. E a Razão Histórica que refere-se aos termos escolhidos e popularizados, que foram mantidos posteriormente por outros estudiosos do comportamento, devido ao seu uso generalizado. Comportamento, entendido como interação indivíduo-ambiente, é a unidade básica de

Relacionados