BEHAVIORISMO X PSICANALISE

1568 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

BEHAVIORISMO X PSICANÁLISE X EDUCAÇÃO

BEHAVIORISMO X PSICANÁLISE X EDUCAÇÃO

Ambas as teorias, do behaviorismo e da psicanálise enfocam a importância do bem-estar da individualidade, o prazer e a felicidade. As duas concordam que a educação deve ser democrática. O behaviorismo também é apresentado na área educacional como sendo uma das abordagens mais antigas. As relações entre educação e psicanálise no contexto das novas formas de subjetivação, levando em consideração as transformações por que têm passado ambos os campos em suas teorias e em suas práticas, propõe uma interseção entre eles, que se daria no espaço escolar, contribuindo para a existência de sujeitos mais criativos.
Os estímulos a que o homem contemporâneo estará sujeito ao longo da sua vida, devido ao impagável progresso da tecnologia, que é cada vez mais veloz, são em boa medida imprevisíveis. A educação escolar, sem negligenciar a sólida formação científica em cada ramo do saber, deve formar sujeitos autos consciente, capazes de se adaptarem ao novo e à mudança, e de irem incorporando ao longo das suas vidas novos conhecimentos e saberes.
Desde que surgiram as teorias behavioristas, diversas foram as contribuições dessa abordagem para a compreensão da aprendizagem. Dentre as estas influências pode-se citar a concepção de que todo conhecimento provém da experiência, sendo o ambiente o fator determinante dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Pois para essa teoria, o comportamento humano se enquadra numa dimensão estímulo - reposta. Desta forma, no behaviorismo o homem é produto do processo de aprendizagem entre o meio em que vive (estímulos) e seu comportamento (respostas).
Assim a aprendizagem é definida como sendo a modificação do comportamento ou aquisição de novas respostas ou reações. Toda a aprendizagem consiste em condicionar respostas.

Relacionados