Behaviorismo na educação

Páginas: 4 (951 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2012
“BEHAVIORISMO NA EDUCAÇÃO”

Entrevista feita com professor de ensino médio, das matérias de Matemática e Física. O objetivo desta atividade de prática foi explorar o desempenho do professor dentrode um ambiente de aprendizagem onde seja indispensável o clima de confiança, além da observação do emprego da técnica do Behaviorismo.
Para realização desta atividade, pedimos autorização na escolapara podermos assistir uma aula e na seqüência entrevistar o professor que lecionou a mesma.
Primeiro assistimos a aula observando a maneira como o professor tratava os alunos e como conduzia demaneira calma e inteligente a mesma.
Por diversas vezes os jovens dispersavam a atenção, mas o professor mencionava exemplos do cotidiano associando a matéria abordada, muitas vezes com alguma perguntaao aluno, referente ao que estava apresentando na aula, prendendo novamente a atenção deste, sempre tentando manter o foco do que estava ensinando.
Durante o andamento da aula percebemos que oprofessor em nenhum momento chamou a atenção de algum estudante.
Notamos ainda que o professor tinha pleno domínio da turma e da matéria apresentada.
Na seqüência, iniciamos a entrevista com o professor,fazendo as perguntas sugeridas no caderno de prática desta matéria.
Na entrevista o professor nos fala que trabalha de forma diferente com cada turma e procura se identificar com os alunos,principalmente no inicio das aulas. Lembra que já passou por isso e tenta transpor para os seus, sua história de vida com relação à época em que estudava, mostrando as dificuldades que passou e apesar de tudo,hoje é muito dedicado no que faz. Diz ainda que o professor têm que mostrar domínio da matéria e não superioridade e autoritarismo.
O que vê no comportamento de algumas turmas, é que demora um certotempo para que possam focar a atenção na aula. _São mais “avoados” e pensam em tudo, menos na aula, diz ele. Vê que os alunos vêm para a escola obrigados, então acha que o professor tem que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Behaviorismo na educação”
  • behaviorismo na educação
  • Psicologia da Educação
  • Resumo sobre Behaviorismo na educação
  • Behaviorismo Radical frente á educação.
  • Behaviorismo & Psicanálise: contribuições para educação
  • O Behaviorismo e o processo de educação.
  • Behaviorismo e educação física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!