BEHAVIORISMO METODOL GICO E BEHAVIORISMO RADICAL

674 palavras 3 páginas
BEHAVIORISMO METODOLÓGICO E BEHAVIORISMO RADICAL

Behaviorismo é uma palavra de origem inglesa que é o estudo do comportamento “Behavior”,em inglês.O behaviorismo surgiu como uma proposta para a psicologia para trazer como objeto de estudo da psicologia o comportamento.
Durante a idade média o comportamento era explicado pela igreja por causa da posse de uma alma mas a partir desse século explicaram o comportamento pela posse de uma mente. As capacidades da mente explicam o comportamento deste.
Os objetos e eventos do ambiente exterior criavam idéias em sua mente e estes geravam o comportamento.
É o estudo do comportamento observável ,deixando de lado a subjetividade. Whattson abandona subjetividade, pensamento e emoções ,abandonando a subjetividade.
No estudo do comportamento explicado pela posse da mente o acesso as idéias e imagens exteriores(do ambiente)seria revelado através de uma palavra, ação ou gesto.
Os processos cognitivos são importantes no comportamento porque fica evidente no comportamento linguístico das pessoas ,no resolver problemas ,no seu lembrar etc.
Sendo assim a cognição é influenciada por nosso comportamento dentro do mentalismo.
O Behaviorismo surge em oposição ao mentalismo e ao introspeccionismo e rejeita o uso de termos que façam alusão a estados mentais, consciência, mente.
A ciência passa a dar uma forte ênfase na obtenção de dados, objetivos, em medidas, em definições claras, demonstração e experimentação.
O behaviorismo estudou o comportamento por si mesmo, opôs-se ao mentalismo, aderiu ao evolucionismo biológico proposto por Darwin que pregava a origem dos nossos traços mentais em outras espécies ou seja que temos características, traços anatômicos, partes do corpo semelhantes a outros animais, estudando o consciente animal. Da-se o inicio da psicologia que estuda a consciência.
Whattson critica o mentalismo e diz que tentar estudar o estado mental do animal é absurdo ,deve-se estudar só o observável,e que precisa-se de

Relacionados