Behaviorismo Final2 1

832 palavras 4 páginas
Behaviorismo e sua Introdução nas camadas humanas

Behaviorismo é a área da ciência que visa analisar o ser humano através de um olhar mais objetivo, por meio daquilo que pode ser interpretado, observado e classificado como físico, ou seja, suas ações e reações aos estímulos externos. O método que revolucionou a psicologia foi introduzido por Watson em 1913. Até então, o estudo da psicologia era visto como uma extensão da filosofia que tinha a alma e as emoções humanas como foco de estudo. No entanto, Watson, visando atribuir um caráter mais científico e concreto a matéria, aproximando-a da biologia, decide romper com aquilo que era entendido no meio psicológico como campo mental, um espaço onde as emoções do paciente são abrangidas, e passa então a limitar seus estudos unicamente aquilo que pode ser observado, visto por fora, se distanciando das questões internas e pessoais de cada individuo e descartando os relatos provenientes da introspecção da sua pesquisa.
Esse método mais frio de estudo visava construir um modelo comportamental baseado nas reações apresentadas por determinado grupo ou individuo assistido durante o estudo, criando assim um padrão que visava prever e classificar as reações humanas como algo calculado, que podia ser deduzido e, portanto antecipado; novamente sem levar a subjetividade da esfera emocional em conta, ou seja, excluindo os fatores individuais presentes no comportamento e interpretando-o de uma maneira generalizada.
Posteriormente essa postura seria questionada por Skinner, na época um estudante que baseado nas idéias de Watson sobre o comportamento humano, desenvolveria a sua própria visão de Behaviorismo, o dito Behaviorismo Radical, um método mais flexível que abordava o ser humano de uma forma mais abrangente e profunda em relação a visão e os modelos de Watson. Diferente de Watson, o campo mental não era descartável na visão de Skinner, porém, ele também não o via como um universo distinto e separado do mundo físico (conceito

Relacionados