BEHAVIORÍSMO

Páginas: 11 (2515 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014

FACULDADE NOSA CIDADE
PEDAGOGIA
Turma 1 semestre – Período Matutino








PSICOLOGIA EDUCACIONAL
RESUMOS DE PSICOLOGIa

BEHAVIORÍSMO – O ESTUDO DO COMPORTAMENTO

Estudava o comportamento,acreditava-se que certos estímulos levam a dar determinadas respostas,isso acontece por causa de costumes ou necessidade de adaptação ao ambiente.Existem vários tipos decomportamento.
Comportamento respondente - é aquele não voluntário,como uma luz forte que bate nos olhos e esses se fecham rapidamnte sem que seja ordenado.
Comportamento operante – aprendido,que pode ser estimulado também por um reforço,esse por sua vez positivo ou negativo.Como se fosse convencer de certa forma alguém a ter certa atitude isso seria o reforço.
Reforço positivo – receber umagradecimento por exemplo por ter tomado uma certa atitude satisfatória,isso faz com que aumente a probabilidade daquela atitude se repetir.
Reforço negativo – é um estímulo negativo,ruim desagradável,que nos estimula a ter certas atitudes,mas não necessáriamente ruins.
A forma de punição porém,era vista como uma forma de sessar temporáriamente uma resposta.Punir não seria a melhorsaída,já que depois de um tempo volta-se a ter a mesma atitude,a não ser que a punição tenha sido intensa (trauma).
Esquiva – permite ao sujeito uma maneira de previnir uma situação desagradavel
Fuga – ter alguma atitude que se possa sair ou evitar uma situação desagradavel.
Extinção – uma resposta deixa de ser reforçada,o comportamento vai se extinguindo até deixar de existir.
Osestímulos podem ser usados na Educação e ajudar muito em questão á comportamentos e hábitos de alunos que podem ser modificados e modelados com um certo tempo.O ensino tem que ser uma ação que estimulo a aprendizagem no aluno,onde ele vai desenvolvendo suas capacidades,aos poucos aflorando isso e colocando pra fora.
Questionário de Psicanálise

1-Qual o objeto de estudo da Psicanálise?
Analizede conciência.Um método de investigação da mente humana,um conjunto de teorias sobre o funcionamento da vida mental.
2-Como se dá o método da associação livre usado na Psicanálise,descoberto por Freud?
Esse método se dá através de total repouso do paciente,geralmente deitado em uma sala silênciosa onde o médico fica atrás,não o encarando ou olhando nos olhos para que o mesmo sinta se avontade emcitar experiências vividas sem uma certa coêrencia,ir relatando os fatos como vêm em sua mente,falando livremente,onde se é analizado (através do relato) e concluído o diagnóstico.
3-O que é Inconsciente?
É o lugar teóricodos impulsos instintivosou pulsões e das representações reprimidas ou daquelas que nunca puderamchegar a conciência.
4-O que é Pré-Consciente?
È o sistema pisíquico que servede intermediário entre a inconciente e a conciência.
5-O que é Consiente?
Tudo que conhecemos,as lembranças,o pensamento,os sentimentos,enfim a percepção do mundo objetivo.Um conteúdo mental para ter acesso á conciência precisa ser um conhecimento perceptível.
6-O que é Ego?
È uma das estruturas da personalidade que se origina do id mediante ao contato com o meio externo.É o segundo sistemaa se desenvolver na personalidade da pessoa e age como intermediário entre o id e as exigências do super ego e do ambiente.É responsável pelo contato com o ambiente,com a realidade externa,e constitui a sede de quase todas as funções mentais.
7-O que é Superego?
É o censor das funções do ego e decide se algo é certo ou errado,de modo a garantir se uma pessoa haja em harmonia com os padrõessociais vigentes.É o representante interno dos valores e ideais da sociedade,representa mais o ideal do que o real,tende mais á perfeição do que ao prazer e,podemos dizer,é o componente social da personalidade.
8-O que é Id?
O id é a instância original da psique,é a matriz dentro da qual o ego e o superego se diferenciam.È um substrato contendo tudo o que é psicológicamente herdado,de onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Behaviorismo
  • Behaviorismo
  • Behaviorismo
  • behaviorismo
  • behaviorismo
  • behaviorismo
  • behaviorismo
  • Behaviorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!