Behariorismo Gestalt e Psicanalise

844 palavras 4 páginas
Teorias Psicológicas

Behaviorismo:
Objeto de estudo: O comportamento.
Método: Experimental.
Principais conceitos teóricos:
James Watson – Behaviorismo clássico = O ser humano pode ter comportamentos condicionados. A herança genética não é determinante. A criação, a educação e o ambiente que determinam o humano. Psicologia numa perspectiva funcionalista. (E R)
Frederick Skinner – Behaviorismo Radical – Comportamento Operante = A aprendizagem está na relação entre uma ação e um efeito. A ação produz uma alteração ambiental, consequência que, por sua vez, retroage sobre o sujeito, alterando a probabilidade futura de ocorrência. (E R C) Consequências Reforçadoras – Positivas (Premiação) ; Negativas (Alívio). *Extinção – Uma resposta deixa de ser reforçada abruptamente. Consequências punidoras ou aversivas (Só possuem efeito se forem extremas ou repetidas). *Esquiva – O indivíduo se esquiva de determinado estímulo aversivo. Fuga – o comportamento que é reforçado é aquele que para com o estímulo aversivo.
Controle de estímulos – frequência ou a forma de resposta é diferente sob estímulos diferentes. Discriminação – Uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro. Generalização – Um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente.

Possibilidades de aplicações: Educação, treinamento de empresas, clínicas psicológicas, publicidade e outros.

Gestalt:

Objeto de estudo: As sensações.
Método: Compreender o ser humano como ser único. Compreender os processos psicológicos envolvidos na ilusão da ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da realidade.
Principais conceitos teóricos: Percepção – O que o índividuo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
O

Relacionados

  • Gestalt
    1952 palavras | 8 páginas